Sabe quando você chega em casa agindo naturalmente, mas sua mãe acaba descobrindo que você está triste? Isso acontece porque elas conseguem identificar os sinais que emitimos, mesmo sem saber, quando estamos decepcionados com alguma coisa. Estar triste sem saber porquê, pode ser um sinal de que é hora de  fazer um intercâmbio.

Ninguém decide passar uma temporada fora do país do nada. Além de toda a papelada necessária, é preciso que o interessado saiba exatamente o porquê de estar embarcando nessa viagem rumo ao desconhecido.

Não é somente uma questão de querer fazer um intercâmbio, mas principalmente, de estar preparado para aproveitar essa experiência ao máximo.

Quer saber se chegou a sua vez? Confira neste artigo os quatro sinais de que está na hora de você usar a hashtag #partiu.

#1.”Minha vida está sem graça”

Esse é um sintoma clássico de quem acredita que já extraiu tudo o que podia da convivência escolar, familiar e com os amigos e ainda assim não está satisfeito. Na verdade, você só vai matar essa fome quando passar um tempo no exterior.

Fazer um intercâmbio permitirá que você dê uma pausa na vida como ela é  para descobrir como outras pessoas da sua faixa etária vivem em um país de culturas e hábitos superdiferentes.

Esse aprendizado transformará o seu ponto de vista sobre o mundo e fará com que perceba que sua vida tem, sim, um brilho especial.

#2. “Viagem? Quanto mais, melhor”

Fala sério: viajar não é a melhor coisa do mundo? Você sai da rotina, conhece lugares e pessoas interessantes… Enfim, fazer uma viagem só traz vantagens (além dessa rima).

Agora imagina o quanto você pode ganhar com uma temporada em países como Japão e Hungria, por exemplo? Além de viver momentos inesquecíveis, você criará vínculos muito fortes com todos os amigos que fizer por lá.

Ou seja: cada vez que você quiser passar férias em outro país, terá sempre uma pessoa querida te esperando de braços abertos.

#3. “Preciso me preparar para o futuro”

Pensar na sua formação é fundamental, sobretudo quando chega a hora de conquistar o primeiro emprego. Na disputa por uma vaga, saber outro idioma vai contar muitos pontos a seu favor.

Por mais que os cursos de idioma façam a sua parte nesse aspecto, nada se compara a uma experiência no exterior. Sabe por quê?

Quando você está no Brasil em algum momento você vai falar em português quando quiser esclarecer alguma questão de gramática ou de pronúncia. Vai me dizer que você nunca esperou o final da aula para tirar aquela dúvida que só dá para explicar em português?

Em um país estrangeiro você não terá essa possibilidade. Mas isso não é motivo para desespero, pelo contrário: quanto mais você se forçar para pensar e falar na língua estudada, mais fluente você ficará.

Isso vai ajudar tanto no primeiro, quanto nos demais empregos. Pode ter certeza disto.

#4. “Quero ser independente agora”

Quando queremos muito que algo aconteça, parece que o tempo passa bem devagar de propósito. E é isso o que ocorre enquanto não completamos os 18 anos, não é mesmo?

Se você quer adiantar sua independência, então você está pronto para o intercâmbio.

No entanto, é preciso ter uma coisa importantíssima em mente: ficar um período no exterior não é uma carta branca para você fazer qualquer loucura que quiser. Você aprenderá a ser mais responsável — e é aí que mora a verdadeira independência.

Durante o intercâmbio você descobrirá como dosar a sua vontade com as suas obrigações, sabendo como administrar o tempo e o dinheiro da forma mais inteligente possível.

Esse conhecimento te deixará mais seguro de si tanto nesta quanto nas demais experiências que você tiver na vida.

E aí, quantos desses sinais você identificou? Quanto maior o número, mais preparado você estará para fazer um intercâmbio.

Caso seus pais estejam na dúvida, use as evidências que listamos aqui para mostrar que você se conhece e sabe que é capaz de passar uma temporada no exterior com tranquilidade.

Quanto à resposta, tenha paciência: afinal, eles também precisam estar preparados para deixar o filho viajar para tão longe e por tanto tempo.

A partir do momento que vocês decidirem que a hora é agora, é só escolher o destino e fazer as malas. Existe um mundo de possibilidades esperando para ser explorado.

Se mesmo depois de tudo o que dissemos você ainda estiver com uma pulga atrás da orelha, confira este artigo que fizemos com todos os benefícios que você terá ao ser um intercambista no exterior.