Quando somos adolescentes acreditamos que temos todo o tempo do mundo, como diria Renato Russo. No entanto, conforme os anos passam e as obrigações com o trabalho e a faculdade surgem percebemos que deixamos muitos sonhos para trás. Daí chega uma hora que surge a pergunta: será que vale a pena fazer um intercâmbio depois dos 20?

Se você perguntar para uma pessoa de 15 anos se ela quer passar uma temporada fora do país, certamente o “sim” virá em poucos segundos.

Quem é um pouco mais velho sabe que as coisas não são fáceis assim. Passar uma temporada em um país estrangeiro requer muita análise, pois uma série de fatores na vida pessoal e profissional será impactada por essa decisão. Se você está nesse dilema, então este artigo vai te ajudar.

Confira a seguir o que você tem a ganhar fazendo um intercâmbio depois dos 20 anos.

Tenha mais independência

É claro que você já tem uma boa noção do que é assumir responsabilidades. Só que nenhuma situação te deixará tão independente quanto fazer um intercâmbio depois dos 20 anos.

Estando fora do país você deverá assumir o controle da sua vida desde os aspectos mais legais, que é decidir quantas vezes você irá para a balada por semana, até os mais chatos, como ter de lavar a roupa.

De qualquer maneira, uma coisa é certa: essa será uma oportunidade incrível para você adquirir mais independência pessoal e financeira. Afinal, além de ser responsável pelos seus próprios atos, você também terá de equilibrar os gastos. A verba precisa durar o intercâmbio inteiro.

Descubra seu propósito de vida

Não existe um prazo limite para você encontrar a sua real vocação. Mas se você não vê a hora de encontrar seu propósito de vida, uma temporada no exterior pode ser a solução.

O convívio com pessoas de outras culturas faz com que a gente avalie a nossa própria vida. Nossas conquistas, a importância de quem nos ajudou no percurso e, principalmente, o que somos capazes de fazer quando estamos sem nenhum conhecido por perto. E é esse autoconhecimento que vai te guiar em direção à sua vocação.

Portanto, para fazer um intercâmbio basta ousar ir. Você pode ficar por um ano, um semestre ou até mesmo um mês. Pode ir durante as férias do estágio e da faculdade. O importante é se arriscar para se descobrir.

Destaque-se no mercado de trabalho

Você já deve ter escutado milhares de vezes o quanto é importante saber um segundo idioma, sobretudo o inglês, para construir uma carreira de sucesso. Será que tamanha insistência tem fundamento?

Pode acreditar que sim. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, dominar o inglês é um fator determinante para o aumento salarial em todos os níveis hierárquicos.

Sendo assim, fazer um intercâmbio depois dos 20 anos é uma maneira inteligente de alavancar sua carreira e garantir um bom salário no futuro.

Faça um investimento seguro

Muito do que a gente deseja conquistar na vida tem uma hora certa para acabar. Os celulares param de funcionar com o tempo, os carros ficam defasados conforme nossas necessidades mudam… Enfim, nenhuma dessas coisas dura para sempre.

Uma viagem para o exterior, entretanto, não segue essa regra. É óbvio que ela tem uma data definida para começar e terminar, só que a principal vantagem é que os frutos continuarão germinando mesmo depois de desembarcar no Brasil.

Tudo o que você aprender na temporada passada em um país estrangeiro vai enriquecer a maneira como você enxerga o mundo. E essa melhoria constante é um bem que ninguém poderá tirar de você. Ao contrário dos outros itens que citamos aqui que, infelizmente, estão à mercê da ação de pessoas mal-intencionadas.

Além disso, bancar uma viagem para fora do país está mil vezes mais fácil do que antigamente. Se você não puder pagar à vista, há a possibilidade de parcelar ou até mesmo conseguir uma bolsa parcial.

Viu só como um intercâmbio depois dos 20 anos não é um bicho de sete cabeças? Essa é uma oportunidade que você pode aproveitar nessa faixa etária ou aos 30, aos 40… Quando você quiser!

No fim das contas, Renato Russo estava certo: temos, sim, todo o tempo do mundo.

Preparado para uma das melhores experiências da sua vida? Clique aqui e conheça as oportunidades que o AFS oferece!

Tenho interesse nos programas de intercâmbio do AFS

  • Escolha a opção que mais chamou sua atenção, mas estamos disponíveis para retirar dúvidas sobre quaisquer programas.