Com o ramo de viagens crescendo no Brasil e no mundo, é normal que as pessoas tenham dúvidas se turismo e intercâmbio são a mesma coisa. Neste artigo vamos te mostrar as principais diferenças e os benefícios de viajar como turista e como intercambista.

1. Propósito da viagem: seja intercâmbio ou turismo

Como turista, você pode ter diversos propósitos na sua viagem, mas trabalhar ou estudar não será um deles. Seja remunerado ou voluntário, o turista juntou suas economias para aproveitar a viagem de outra maneira.

Alguns objetivos dos turistas são: consumismo, religião, cultural, entre outras. Geralmente viagens de cunho turístico tem um período menor de duração.

Já os intercambistas buscam uma nova experiência de vida, algo que seja mais profundo do que apenas visitar a cidade. Por isso, os mesmos estão sempre em busca de uma oportunidade de estudo remunerado ou voluntário como uma forma de se conectar com as pessoas e a cultural local.

Existem programas de intercâmbio dos mais variados tipos e podem variar de 2 semanas até um ano de duração.

2. Experiências

O turista busca conhecer a cidade, os pontos turísticos e dificilmente o foco será a imersão cultural. Por isso, suas experiências de viagem serão completamente diferentes das de um intercambista.

Como o intercambista convive com pessoas locais e vivencia a cultura, ele acaba tendo experiências mais específicas do país ou cidade em questão, assim podendo falar com mais propriedade sobre as necessidades e particularidades de um povo.

 

Nas duas formas de viagem você terá experiências inesquecíveis e únicas, porém se o seu foco é conhecer a cultura e as pessoas, o intercâmbio é com certeza a melhor opção.

3. Idioma

Nesse quesito não precisa nem ir muito a fundo para entender que é aconselhável que o turista tenha um nível básico do idioma local ou de inglês para que ele consiga se comunicar. Afinal, com o período menor e o pouco contato com pessoas locais, é difícil aprender o idioma e adquirir fluência.

Como intercambista, o objetivo também está no idioma local. Você optou por aquela cidade porque a cultura, o clima, as pessoas e o idioma te atraem. Então ao final do intercâmbio, após meses de convivência é esperado que você tenha conseguido atingir um bom nível de comunicação e compreensão da língua.

Se você já é fluente em inglês, busque novas possibilidades, novos idiomas e novos horizontes. Entenda porque está na hora de aprender um novo idioma. 

4. Amizades e relacionamentos

Na minha opinião, esse é um dos pontos com maior relevância para quem está em busca de intercâmbio. Afinal, como intercambista você fará uma nova família local, e terá tantos amigos dos mais variados países que aprenderá a falar “saúde”, “bom dia” e “boa noite” em pelo menos 10 idiomas.

O relacionamento entre intercambistas e suas famílias hospedeiras é muito mais forte, e você realmente passa a considerá-los sua família. Vocês vão compartilhar os almoços de domingos e eventos típicos da cultural local. 

Enquanto turista é mais difícil conseguir vivenciar essas situações ou fazer uma amizade forte, verdadeira e duradoura com alguém local. Nada é impossível, claro, mas convenhamos que como turista você não vai se envolver com locais e não irão superar problemas juntos.

Conclusão

Viajar é sempre enriquecedor e inesquecível! Poder conhecer diversos países e culturas é o sonho de muitos, – assim como nós do AFS e você. Caso seu objetivo seja vivenciar a experiência de morar em outro país, conhecer a fundo a cultura local e as pessoas da região, com certeza a viagem certa para você é o intercâmbio.

Além de agregar em seus valores, princípios e outras maneiras de ver o mundo, um intercâmbio profissional, educacional ou voluntário, agrega também no seu futuro para o mercado de trabalho.

Nossa dica é aproveitar as folgas de seu intercâmbio e ser turista nas cidades e países próximos, porque existem muitos ganhos em fazer viagens de turismo pelo Brasil e pelo mundo.


Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado na difícil decisão de fazer ou não um intercâmbio. Caso você tenha interesse em conhecer mais as opções de intercâmbio oferecidas pelo AFS entre em contato! Será um prazer te ajudar a realizar esse sonho!

E se você já teve essa experiência, não esqueça de nos contar nos comentários! 😉