Vamos falar sobre o melhor ano da minha vida!
Viver na Bósnia e Herzegovina, na região chamada República da Sérvia, conviver com uma família sérvia, ir ao cinema com os amigos, fazer compras em sérvio, visitar lugares os quais você só tinha lido a respeito ou visto imagens na televisão… estas são apenas algumas das experiências um estudante estrangeiro terá lá!
Meu ano de intercâmbio intercultural foi incrível porque tive a oportunidade de estudar sobre coisas que estudantes brasileiros não aprendem.

Sim, eu fui a primeira estudante brasileira na Bósnia e Herzegovina.
Eu gosto de pensar que tive a chance de deixar meu país e amigos ao redor do mundo conhecerem o quanto é bonito e fantástico aprender um idioma e cultura diferentes.

Minha cidade hospedeira na BiH foi Srpska, perto de Banja Luka.  É uma cidade pequena (cerca de 20.000 pessoas vivem lá), durante os meus primeiros dias tudo era novo, como as pessoas e alimentos. Foi complicado para entender a língua – depois de viver lá por 10 meses e estudar todos os dias com amigos e família, eu comecei a entender alguma coisa. Eu não falava Inglês muito bem, mas isso não foi um problema. As pessoas lá são muito receptivas e atenciosas. Minha família era – Ah meu Deus! – Incrível! Eu não tenho palavras para descrevê-los.


Então, eu fiz uma lista com as 10 coisas que você deveria fazer na Bósnia-Herzegovina:

1ª – Experimente muito a comida tradicional. Se você quiser um conselho, experimente “Sarma”. Minha comida favorita!

2ª – “Rakija” é uma bebida tradicional. Experimente também!

3° – Visite o Centro Olímpico em Sarajevo.

4° – Visite “Visegrad” uma linda cidadezinha perto de Foca. É a cidade de Ivo Andrić. Ele foi um romancista iugoslavo, escritor de histórias curtas, e em 1961 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

5ª – Visite alguns museus.

6ª – Visite o centro de Sarajevo.

7ª – Caminhe ao longo do rio “Vrbas” em Banja Luka e vá ao centro de Visitantes.

8ª – Vá a um “Slava”. É uma festa tradicional na religião católica ortodoxa.

9ª – Converse com pessoas mais velhas.

10ª – E a melhor: aprenda Folk Dance! Vá para as festas por lá!

E confiem em mim, é a melhor experiência da vida!!!

Minha experiência mudou a minha opinião sobre muitas coisas, não apenas sobre a Bósnia-Herzegovina. Pessoas de todo o mundo não conhecem muito sobre a Bósnia-Herzegovina.

Então, eu convido você para visitar e aprender mais sobre essa região interessante e com uma belíssima cultura.