É atribuída a um poeta persa da antiguidade, Hafiz, a frase “As palavras que dizemos se tornam a casa onde moramos”. Aqui no AFS vivemos em uma casa construída pelas palavras paz mundial, inclusão, aprendizagem, interculturalidade, respeito as diferenças, voluntariado, e muitas outras. Nos últimos anos cidadania global tem sido outra expressão muito forte na nossa Rede AFS pois engloba as competências que buscamos desenvolver em todos que integram nossa organização, principalmente participantes e voluntários.

Recentemente passamos a ouvir a palavra globalismo que veio se somar ao termo globalização e quem sabe gerar dúvidas sobre o valor do conceito de cidadania global. Para mantermos a clareza de nossos propósitos e a certeza do grande impacto positivo que temos no mundo vale separar as coisas. Enquanto globalismo é um conceito que diz respeito a esfera de influência política, e globalização muitas vezes diz respeito a esfera de influência econômica, cidadania global diz respeito ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em pessoas.

De acordo com o PISA, a competência global é a capacidade de examinar questões locais, globais e interculturais, compreender e apreciar perspectivas e visões de mundo diferentes, e se envolver de forma aberta, apropriada e eficaz com pessoas de diferentes culturas agindo pelo bem-estar coletivo. É por esta cidadania global que trabalhamos.

Vamos passar a ilustrar aqui como validação do nosso trabalho exemplos do que cidadãos globais ativos, nossos AFSers, estão fazendo pelo seu lugar e pelo nosso mundo.

Conheça Dr. Tadatoshi Akiba (Returnee AFS) – um ex-prefeito de Hiroshima e um defensor comprometido pela paz, a abolição das armas nucleares, a proteção ambiental e o governo aberto, transparente e democrático. O Dr. Akiba ocupou posições louváveis como presidente da Rede de Prefeitos pela Paz, Presidente da Iniciativa dos Poderes Médios (MPI), Presidente da AFS Japão, além de um cargo como Professor de Nomeação Especial na Universidade de Hiroshima. Por seu compromisso com a construção da paz, Akiba recebeu muitos prêmios internacionais, incluindo o prestigiado Prêmio Ramon Magsayay, o Prêmio de Paz Internacional de Buda e a Medalha de Paz Otta Hahn. #EfeitoAFS

 

Se você conhece um AFSer que faz a diferença conte pra gente: [email protected]

Ann Andreza de Carvalho Martins
Bacharel em Relações Internacionais e Desenvolvimento Infantil
Mestre em Serviço Social e Saúde Coletiva
Especialista em Política Pública
Mestranda em Educação
Diretora Nacional do AFS Intercultura Brasil