Fiz intercâmbio com o AFS e posso afirmar que foi uma experiência inesquecível. Em julho de 2017 realizei um programa de férias em Ranum, uma pequena cidade no norte da Dinamarca. O programa me possibilitou conhecer grande parte do país por meio de viagens curtas, além de ter aulas práticas de ciências e inglês. Ainda pude ter contato com diferentes culturas, já que haviam pessoas de diversos países com quem pude fazer amizades que levo até hoje.

 No começo foi um pouco assustador. Ir sozinha a um país desconhecido onde não falava a língua nem conhecia ninguém, mas o medo passou quando cheguei a Dinamarca e vi que a maior parte da população falava inglês também. Ao chegar na escola na qual fiquei hospedada, Ranum Efterskole College, não demorou muito para que fizesse amigos, já que todos tinham interesse e curiosidade de interagir com culturas e costumes diferentes.

 A rotina foi intensa, com aulas de manhã e atividades a tarde (que mudavam semanalmente). Escolhi ter aulas de ciências e inglês e como atividades complementares dança, design e vela. Minha preferida foi definitivamente aprender a velejar e controlar o barco no fiorde perto da escola. Além disso, também havia sempre um tempo livre para passear pela cidade, andar de bicicleta, patinar ou jogar vôlei. Na terceira semana, tive a viagem para Copenhagen onde pude conhecer vários pontos turísticos da capital.

Esta experiência serviu-me para criar independência e autonomia. Foi uma de forma conhecer o país assim como pessoas de diferentes lugares do mundo, praticando o inglês intensamente.

– Marina Hidalgo, participante do programa Experimente a Dinamarca: escola, cultura e idioma em 2017