“Os jovens são o futuro”. Você já deve ter ouvido alguma frase parecida com essa e pensando que é clichê, mas é a mais pura verdade. São os jovens de hoje que irão transformar o mundo amanhã. Para isso a juventude precisa estar preparada e capacitada, e nada melhor do que uma experiência de intercâmbio para formar cidadãos globais. Uma juventude global é a chave para o sucesso do nosso planeta, mas talvez isso ainda não faça muito sentido para você.

Com alguns pontos importantes, mostraremos a real importância de uma juventude global para o futuro:

Cultura
Quando você capacita seus filhos a se tornarem cidadãos globais, você dá a eles cultura, correto? Através de um intercâmbio, ele poderá vivenciar mais assiduamente essa cultura. Aprenderá as diferenças entre o Brasil e o país que irá recebê-lo. E ainda se tornará uma pessoa mais política e sociável. Saberá respeitar as diferenças, crenças e culturas de cada um.

Experiências
Não queremos nunca que nossos filhos se machuquem ou errem, porém isso é muito necessário para que eles alcancem sucesso e cresçam tanto pessoal quanto profissionalmente.

Quanto mais experiências você puder proporcionar a ele, melhor. Fará do jovem uma pessoa mais perspicaz e preparada para diversas situações. Características extremamente importantes para a juventude global que está se formando.

Através de um intercâmbio, o jovem passa a viver em um lugar totalmente novo, com pessoas novas. Seu maior desafio será, com certeza, socializar, conhecer e viver na nova cidade. Mesmo que seja por um curto período, ele viverá experiências incríveis e memoráveis que o farão crescer. Além de adquirir mais respeito e educação perante aos outros.

Aprendizado
Talvez esse seja o ponto mais importante para o desenvolvimento de uma juventude global. O aprendizado adquirido em todas as fases, épocas e situações da vida são úteis na formação do caráter e do conhecimento do jovem.

Para um mundo melhor, precisamos de uma juventude mais séria, leal e que tenha muito conhecimento. Tanto para aplicá-los no dia a dia como para ensinar os outros. A experiência de um intercâmbio proporciona muito conhecimento para o indivíduo. O ensino e a aprendizagem são mútuos e acontecem praticamente o tempo todo.

Se o jovem optar por um intercâmbio de idioma, isso é ainda mais marcante. Pois ele terá que aprender e desenvolver o novo idioma, em um local diferente com uma cultura diferente. Pode parecer desafiador, e é, mas garantimos que a experiência é extremamente enriquecedora.

Precisamos de uma juventude global que esteja pronta para enfrentar os problemas futuros. Precisamos de pessoas que tenham conhecimento, compaixão e respeito uns pelos outros.

Profissional
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Não só no momento da contratação como para se manter empregado, não é mesmo? Imagina daqui a 10 anos, quando os adolescentes de hoje estarão entrando no mercado de trabalho. Para ter uma vantagem profissional é necessário ir além do bilinguismo. Experiências de estudo ou voluntariado no exterior são a saída para quem pretende concorrer a grandes vagas no mercado.

Ao fazer um intercâmbio o jovem desenvolve características – além das já citadas acima, como liderança, autonomia e flexibilidade. E que empresa não busca esses traços em seus candidatos?

Pois então, a juventude global vai ser o futuro do mercado de trabalho, e cada vez você poderá trocar experiências de intercâmbio e viagens com o colega de trabalho durante o almoço.

Amadurecimento
Para muitos dos pais que enviam seus filhos para o intercâmbio, esse pode ser o principal motivo. Incentivar o amadurecimento do filho, mostrar a realidade e como lidar com ela. E nada melhor do que colocá-lo para ter suas próprias experiências, sucessos e dificuldades.

Através de uma experiência fora do Brasil, o jovem costuma aprender várias coisas novas, desde as tradicionais ensinadas na sala de aula como respeito, organização, disciplina e entre outros. Amadurecer é preciso, e a juventude global que está chegando, é cada vez mais jovem e mais madura para o mercado de trabalho. Mesmo que sem experiência profissional, as experiências pessoais são levadas, e muito, em consideração.

Mudança de visão
Todos os pontos citados anteriormente resultam neste último. Ao amadurecer, adquirir experiências, vivenciar a troca de culturas, e ter um enorme aprendizado, o jovem volta de seu intercâmbio com uma visão de mundo completamente diferente.

Exatamente como precisamos para que o nosso maravilhoso planeta Terra continue existindo bem e saudável. O jovem global passa a ver o mundo e suas necessidades de um modo totalmente diferente. Começa a valorizar as pequenas coisas do dia a dia como o domingo em família, ou o jantar no meio da semana. Começam a ver suas influências no mundo e como pode melhorá-las.

 

Basicamente, o jovem começa a ver o mundo como um só e interligá-lo. Assim, começa o interesse da em um planeta melhor e mais saudável.

Esperamos poder ter te mostrado a verdadeira importância de uma juventude global e como o jovem pode se tornar um através do intercâmbio.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre nossos programas, clique aqui e fale com a nossa consultora por WhatsApp.