A pergunta que mais escuto na vida é: “mas por que…  Colômbia?”
Com essas reticências mesmo. Com essa ênfase também. Com essa entonação de eu provavelmente fiz uma escolha muito equivocada na minha vida.
É, eu fiz um intercâmbio pra Colômbia.

*Mas por que… Colômbia?*

Não me entenda mal, eu acho incrível intercâmbios para a Europa e sempre escuto com brilho nos olhos todas as histórias que meus amigos tem pra contar de lá. Dos amigos que tiveram a oportunidade de viver um sonho de intercâmbio clássico nos Estados Unidos também. Do sonho de ver neve, andar de trem, ver florestas de pinheiro, a Torre Eiffel, estudar em um High School. Sim! Eu quero muito conhecer todos esses países algum dia.
Mas algo parece estar invertido. O problema não é visitar todos esses países de contos de fada… mas visitar todos eles e nunca sequer ter considerado visitar um país latino americano. Vão para Miami, Nova York, atravessaram oceanos. Mas nunca foram para um país que faz fronteira com o Brasil.
E para isso eu já escutei vários tipos de desculpas.
Alguns não querem fazer intercâmbio em um país latino porque a cultura é “muito parecida”. Olha, o meu intercambio foi o maior desafio cultural que eu enfrentei na minha vida. Não vou negar, claro que temos nossas semelhanças por sermos latinos. Mas você não faz ideia de como nós, brasileiros, estamos isolados do resto da cultura desse continente.

Outros dizem que ir para um país de terceiro mundo é só arranjar problemas para o intercâmbio. Sinto te informar, mas problemas você vai ter em qualquer país. É a única certeza que um intercambista tem. E não é só um não, são vários problemas!
Você provavelmente vai ouvir isso nas suas orientações de intercâmbio, vai ouvir dos seus amigos que já voltaram da viagem deles, meu, tá escrito nas estrelas: todos os intercambistas vão enfrentar problemas durante o ano dele. E é por isso que um intercâmbio te faz crescer tanto.
E por fim, já ouvi gente falar que por aqui perto não existem lugares legais para se conhecer. Que? Eu fiz mergulho no mar do caribe, dancei salsa em carnavais, nadei em águas aquecidas por um vulcão, fui pra capital mais alta do mundo, abracei uma lhama, fui para o Peru, vi pirâmides incas, entrei em uma catedral feita inteirinha de sal, em catacumbas do século XVIII, vi a maior feira de flores do mundo. Mas fica tranquilo. Os lugares que você visita são o de menos em um intercâmbio, existem outras milhares de coisas mais valiosas que isso.

Todo esse texto não foi pra te convencer a fazer um intercâmbio pra Colômbia. Mas pra pedir pra você pensar muito bem na hora de escolher teu país, porque ir pra fazer turismo você tem a vida toda. Mas ter uma oportunidade de conhecer uma cultura tão profundamente, é só uma vez na vida.
Se for pra ficar confortável, fica na sua casa. Intercâmbio é desafio.
Porque não Colômbia?

Paula S, AFSer na Colômbia