O que é intercâmbio?

Segundo o dicionário, intercâmbio significa “troca” e, originalmente, era assim que funcionava. A ideia inicial dos programas de intercâmbio era promover, literalmente, uma troca entre estudantes. Por exemplo, um estudante brasileiro passava uma temporada na casa de um estudante inglês, e um inglês fazia mesmo no Brasil.

Atualmente, o sentido de intercâmbio é muito mais amplo. Viagens de diferentes durações que tenham como foco o desenvolvimento intercultural são consideradas intercâmbio. Os nossos programas de high school, férias, voluntariado e/ou estágio no exterior são exemplos disso.  Viver imerso em outra cultura, durante o período que for, transforma.

intercambistas passeando no Egito
Intercambistas em passeio no Egito durante o programa BP Global STEM Academies

Como funciona o intercâmbio?

No AFS, cada programa funciona de uma forma diferente, mas calma, nós vamos te contar um pouco sobre cada um deles.

Programa de férias(Global Prep): É o nosso programa de férias para adolescentes. Os programas Global Prep oferecem experiências de curto prazo que permitem que você participe de atividades práticas e aprenda habilidades importantes para se tornar um cidadão global.

High School: São os nossos programas com duração bimestral, semestral ou anual de ensino médio no exterior. Nesse programa, os estudantes residem na casa de uma família hospedeira durante todo o período do intercâmbio, o que torna a sua experiência na cultura local ainda mais imersiva.

Curso de idiomas: Neste programa você irá praticar um novo idioma no local onde ele é falado. Além disso, aproveitar e aprender os costumes e tradições de uma nova cultura é mais fácil quando você é fluente na língua.

Voluntariado no exterior: É um dos nossos modelos de programas 18+ em que os intercambistas podem participar de projetos de sua área de interesse, como um centro de artes na Irlanda, uma ONG na Argentina, em um projeto de agricultura sustentável nas Filipinas e várias outras áreas.

Estágio no exterior: O outro dos nossos modelos de programas 18+. Nos estágios no exterior do AFS é possível escolher desde intercâmbios de semanas até anual. Alguns dos projetos são remunerados com uma ajuda de custo, o que auxilia o intercambista durante sua permanência no país.

intercambista na França com sua irmã hospedeira
Carolina Tomaz Pinheiro, AFSer na França em 2018

Como fazer intercâmbio?

Nós explicamos o nosso processo de intercâmbio em quatro passos:

Inscreva-se e fale com a gente

Primeiro você escolhe o seu programa preferido e se inscreve! Entraremos em contato com você para explicar o processo. Após esse contato, você vai precisar preencher alguns formulários após este contato, pois queremos saber algumas coisas importantes sobre você que nos ajudará a tornar o seu intercâmbio incrível.

Conclua a sua candidatura e garanta a sua vaga

Seus formulários, entrevistas e recomendações nos dizem como está a sua preparação para o intercâmbio. Nessa etapa a gente precisa que você finalize o preenchimento dos formulários para garantir a sua vaga.

Participe das orientações do AFS

As orientações que o AFS oferece (antes, durante e depois do programa) te ajudam a descobrir oportunidades de crescimento pessoal e cultural enquanto estiver no exterior. Aproveite cada momento.

Entre no avião e deixe sua marca no mundo

Voluntários do AFS, famílias hospedeiras e uma equipe profissional estarão preparados para tornar sua experiência uma aventura de aprendizagem intercultural que você nunca esquecerá. Boa experiência!

intercambista no méxico
Intercambista brasileira no México

E aí, curtiu saber mais sobre intercâmbios com o AFS? Que legal!
Você pode falar com a gente de várias formas para fazer um orçamento do programa que tem mais a ver com você: WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e através dos telefones (21) 3995-4290 / 0800 580 2378.

Para saber sobre nossos destinos e detalhes dos nossos programas acesse afs.org.br.

FORM POSTULACION

  • Ex: SP
  • entre somente os 7 números, sem "-"
  • Caso não tenha, inscreva-se e pergunte para nossas consultoras sobre o voucher de desconto disponível.