Sempre tive interesse em STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e em estudar fora. O programa BP Global STEM Academies caiu como uma luva para mim. E eu também estava curiosa e disposta a me engajar com estudantes de diferentes países e aprender sobre suas respectivas culturas, por isso decidi me inscrever no processo seletivo em 2019.

Durante o programa, em que fui selecionada para estudar por quatro semanas no Egito, aprendi sobre tópicos de STEM, como robótica, alguns conceitos de programação, microbiologia, etc. Trabalhamos com o desenvolvimento de projetos voltados aos Objetivos Sustentáveis da ONU. Aprendemos também um pouco da língua nativa dos egípcios, o árabe. Além disso, tivemos importantes lições sobre assuntos culturais, o que abriu ainda mais nossa mente em questão da forma a qual vemos pessoas de outros países, culturas e religiões. E tivemos a oportunidade de fazer trabalho voluntário por um dia, conhecendo e vivenciando o cotidiano de pessoas incríveis que coletam lixo em favor do meio ambiente.

No início do programa eu estava com um pouquinho de medo de me comunicar em outro idioma, achei que não sabia nada dos tópicos que estavam sendo ensinados, era a única que não sabia NADA de programação e que se sentia totalmente perdida. Mas a verdade é que olhando para trás eu vejo o quanto eu cresci.

A convivência com pessoas de culturas diferentes me fez perceber que existem, sim, outras formas de viver. Que nem todo mundo come arroz e feijão todo dia ou tem a mesma religião que você. Mas não eram esses fatos que nos impediam de vivermos como uma família. A visão que tenho sobre culturas diferentes hoje é que somos uma só nação com tradições e pensamentos às vezes diferentes. 

De volta ao Brasil eu consigo agora perceber que minhas habilidades interculturais se  desenvolveram muito, que eu não tenho mais aquele medo de falar inglês com pessoas que não são brasileiras, e que ter aquele contato com programação mesmo sem saber de nada me fez tomar a decisão de aprender a programar por conta própria. 

Minha host family também tem participação no meu crescimento. Pessoas incríveis que me ensinaram e me apoiaram durante todo o intercâmbio, a qual amo muito e tenho contato diário até hoje.

 BP Global STEM Academies certamente me incentivou a ter uma visão futurística de projetos globais, e me ensinou que pequenas ações em conjunto podem se tornar extremamente impactantes, principalmente em questão de ajudar nosso planeta. Também nos apresentou problemas reais e nos mostrou como resolvê-los utilizando STEM.

– Emanuelle Moraes, AFSer bolsista do programa BP STEM Academies no Egito em 2019