Estamos machucados.

Ouvimos os protestos dolorosos provocados pelos assassinatos de George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery, Tony McDade, João Pedro Mattos Pinto, Adama Traoré e muitos outros e outras ao redor do mundo. O racismo e a injustiça sistêmica que continuamos a testemunhar em todo o mundo são inaceitáveis! Nossas expectativas não têm sido alcançadas.

  1. Devemos combater o racismo e as ideias de supremacia branca em todos os lugares.
  2. Nós reconhecemos que a união por esta luta está bastante atrasada.
  3. Nós reconhecemos que esta é uma luta bastante difícil.
  4. Nós reconhecemos que ainda há um longo caminho pela frente.
  5. Um mundo mais justo e pacífico continua a ser ameaçado. E não podemos continuar nesse caminho.

No AFS, nós encorajamos a reflexão.

E hoje se faz mais importante do que nunca não tratar esse momento da história como apenas mais um dia – temos que parar, ouvir e refletir. Reconhecemos que nós do AFS, e de toda a comunidade internacional de educação, podemos e devemos fazer melhor educando a nós mesmos e às nossas comunidades, e adotando ações efetivas como indivíduos e organizações para enfrentar estereótipos, preconceitos e injustiças raciais e de discriminação sistêmica. Nós lhes convidamos a refletir sobre algumas das perguntas que estamos nos fazendo:

  • Quais preconceitos eu tenho? Como posso mudar meus comportamentos que podem oprimir ou magoar os outros?
  • Que desigualdades e injustiças eu ignorei na minha família, comunidade, local de trabalho ou no meu país?
  • Como posso apoiar aqueles que enfrentam várias formas de opressão sistêmica e têm menos oportunidades do que eu?
  • Onde e como posso aprender mais sobre como transformar a maneira como nos vemos e nos tratamos coletivamente?

A necessidade de ação é urgente!

Devemos nos unir e colaborar para abolir o racismo e a discriminação em todo o mundo. Hoje nos comprometemos a iniciar e ingressar nos diálogos e ações que garantam que declarações como esta não sejam mais necessárias. Sabemos que este é um passo pequeno, mas muito necessário. Reconhecemos que devemos trabalhar ainda mais para educar a nós mesmos e aos outros sobre desigualdades raciais, discrepâncias de poder, reconhecimento de preconceitos, e trabalharemos para criar mais oportunidades para que nossas comunidades aprendam a honrar e se envolver com a diversidade que fortalece nossas sociedades.

Estamos implorando por um mundo mais justo e pacífico.

E tem sido a missão do AFS há décadas, conectar pessoas através de culturas e diferenças a fim de transformar a maneira como nos vemos e nos tratamos. Nossa crença nessa missão não está sendo abalada, mas reforçada neste momento.

Nós não estamos sozinhos.

O AFS apoia o movimento global para acabar com o racismo sistêmico e a ideia de supremacia branca e promover os valores de dignidade, valorização da diversidade, inclusão e aceitação.


Recomendamos o uso dos seguintes recursos, que serão atualizados regularmente:

Equipe do AFS Internacional