Ao desembarcar em um outro país, o contato com outra cultura é imediato. Seja no idioma, na arquitetura, na gastronomia ou nos costumes, quem faz intercâmbio inevitavelmente vai enfrentar um choque cultural.

A rotina no exterior apresenta novas experiências que levam os estudantes a vivenciarem outra cultura. Normalmente, os primeiros dias são os mais impactantes, visto que o intercambista ainda não está acostumado com tantas coisas diferentes acontecendo de uma vez.

Ainda que possa parecer assustador, o choque cultural é natural e faz parte de qualquer viagem. Por isso, neste post vamos dar dicas de como superar esse desafio e viver uma verdadeira imersão cultural. 

Ter calma

Antes de qualquer coisa, respire fundo. Toda nova experiência dá frio na barriga, mas também serve para nos fazer crescer. Lembre-se que você está viajando para aprender, então situações adversas, como alguma comida que não caia bem ou dificuldades com o idioma, podem ensinar lições valiosas. 

Ser flexível

Estar disposto a sair da zona de conforto e encarar coisas desconhecidas é importante para a absorção de tudo o que novo ambiente vai apresentar. Por isso, ter a mente aberta e abrir mão de experiências conhecidas pode abrir infinitas portas para o conhecimento.

Fazer novas amizades

Um dos principais desafios que o choque cultural pode apresentar é o sentimento de não pertencimento. Momentos de solidão serão normais, mas podem ser superados de uma forma simples: fazendo novas amizades. Assim, a troca de experiências será mais profunda e ainda surge a possibilidade de um vínculo para toda a vida.

Alimentar boas memórias

A saudade da família, dos amigos e da terra natal sempre surge, e uma maneira de amenizar isso é levar pertences que ofereçam uma memória afetiva de carinho, que podem acalmar o coração nos momentos mais difíceis.

Viver o destino

Uma das melhores coisas para superar o choque cultural é colocar os pés na rua. Explorar o destino possibilita não só a descoberta de coisas únicas e maravilhosas do local, mas também a chance de realmente integrar de forma natural o dia a dia no novo país.

Buscar aprendizados variados

Um intercâmbio de estudos deve ter como foco principal o aprendizado. Além do aprendizado formal nos colégios, todo momento oferece possibilidades de evolução, seja em uma refeição com a família hospedeira, em uma visita a algum ponto turístico ou em uma simples caminhada.

Apesar de todas as dificuldades de viver em um outro país, o choque cultural não dura para sempre. Estar ciente de que a experiência deve ser usada para o aprendizado e para a descoberta é a chave principal para vencer esse desafio.

A cada novo dia, as coisas ficam mais fáceis e naturais, e o intercambista começa a se sentir parte de seu novo meio.