Minha história com o AFS começou em 2002, uma ano antes de fazer intercâmbio, em uma época em que a preparação pro intercâmbio durava quase 1 ano antes da partida… Tinha frio na barriga, porque não tinha celular, WhatsApp, a internet era discada; cartões telefônicos internacionais caríssimos, e eu fui parar numa vila próxima à uma cidade grande…. tinha tudo pra dar errado, mas deu super certo! E 20 anos se passaram!
Nesse meio tempo, minha família hospedou duas meninas em anos diferentes, uma alemã e uma tailandesa! Eu fiz intercâmbio pro AFS pra Itália em 2003/2004 e minha irmã pra França em 2006/2007! Nossas irmãs italianas e francesas já foram pro Canadá e EUA…! Nossa irmã alemã já veio ao Brasil 2x… e recentemente nos encontramos todos na Europa…! Mais de 20 anos depois, continua latente a ideia de que o mundo é pequeno, de que a nossa casa foi mais do que abrigo…
Quando meu primeiro filho nasceu, minha família italiana veio conhecê-lo e me ajudou muito no puerpério… Eles aproveitaram e foram viajar com os meus pais e uns amigos, para a Patagônia, Argentina…! Lá se encontraram com a minha irmã alemã e a mãe dela… E foi nesse “mundo pequeno” que muitos amigos foram feitos, várias línguas, nacionalidades e um só motivo para estarem juntos e conectados, a paixão por conhecer outras culturas e relembrar as histórias dos intercâmbios!
Recentemente meus pais se aposentaram e foram morar em Portugal, lá na Europa, mais perto da França e da Itália, fizeram mais amigos e vivem em contato com a minha família italiana e a família francesa da minha irmã… Já viajaram juntos de motorhome e tudo! É tão mágico ver os meus (quatro) pais, curtindo a aposentadoria de certa forma, juntos!
Em Março/23 fomos para Reggio Emilia / Itália para que minha família conhecesse a minha filha caçulinha, a viagem foi fantástica! Hoje meus filhos chamam minha família italiana de família, sabem que tem avós e avôs no mundo todo, arriscam outras línguas, culturas… é fantástico! Eles só tem 7 e 2 aninhos… Sempre serei grata ao AFS, por ter me dado (mesmo sem saber) uma família no mundo!❤️