O AFS Intercultura Brasil, em parceria com o AFS Intercultural Programs e a BP, selecionou 18 bolsistas de diversos estados do sul ao norte do país – Distrito Federal, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo – para a Bolsa AFS Global STEM Academies, um programa de intercâmbio de férias com foco em STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) com uma duração de 4 semanas. Os alunos receberam bolsas integrais que cobram a taxa de participação total, transporte e custos de estadia. Ao mesmo tempo, recebemos 34 estudantes de 11 países – como Hungria, Indonésia, Índia, Estados Unidos, África do Sul, Japão, Egito e Bélgica – que participaram do programa em Natal no Rio Grande do Norte em colaboração com o IFRN e UFRN.

Na década de 1990 e início dos anos 2000, algumas publicações, relatórios e resultados de avaliações de desempenho escolar identificaram que era urgente agir de modo sistêmico para sanar a escassez de profissionais qualificados nas áreas STEM, especialmente mulheres. Isso fez com que a educação nessas áreas se tornasse uma prioridade de educação global.

Ciente desse movimento e consciente de sua importância para os jovens, a empresa British Petroleum (BP) solicitou ao AFS que desenvolvesse um programa que incluísse STEM ao conteúdo de competências globais. Foi assim que o AFS e a BP desenvolveram o projeto AFS Global STEM Academies!

Para a Clara, voluntária do Comitê AFS Natal e chaperone no Programa AFS Global STEM, foi uma jornada pela cultura brasileira onde os estudantes tiveram a oportunidade de aprender ainda mais sobre STEM e sobre a cultura brasileira, além de terem ensinado uns aos outros ainda mais. Confiram no nosso Youtube um vídeo sobre a experiência do Programa em Natal no último mês de Julho aqui.