Tolerância e diplomacia são palavras-chave para a Bélgica, um país que foi influenciado pelos franceses, holandeses, austríacos e espanhóis. Uma combinação única de corte e culturas tradicionais. Seu programa será na parte norte da Bélgica, chamada Flandres.

Adolescentes belgas são muito casuais e geralmente gostam de esportes, especialmente futebol e ciclismo, frequentam shows de música, cinemas e atividades escoteiras nos fins de semana. Sua vida social provavelmente será centrada na família e um pequeno grupo de amigos.

Pessoas & Comunidade

Os belgas normalmente são tolerantes, flexíveis, modestos e de mente aberta. Eles valorizam a privacidade, desfrutam de uma vida segura e confortável, trabalham e em geral são autodisciplinados.

Você vai ficar na parte norte da Bélgica, chamada Flandres, muito provavelmente em uma área residencial ou rural. O transporte público é bem organizado e seguro, o que permitirá explorar locais ao redor sempre que tiver a oportunidade. A bicicleta é um modo de transporte popular.

Escola

Você provavelmente estará matriculado em uma escola de ensino médio (acadêmica), mas você também pode frequentar uma escola técnica. A maioria dos dias de aulas são das 8h às 16h ou 17h, com a quarta-feira à tarde livre. Estudo focando no sucesso acadêmico é comum na Bélgica. As disciplinas mais comuns nas escolas belgas são flamengo, matemática, história, geografia, ciências, religião ou ética, e educação física.

Idioma

Pessoas na Bélgica Flandres comumente falam flamengo – a versão belga do holandês. Muitas pessoas também falam francês e inglês. Para ajudá-lo a aprender holandês, o AFS lhe dará acesso a um curso de idioma online (Rosetta Stone) para estudar holandês por conta própria antes e durante o seu intercâmbio. O AFS também irá fornecer aulas de idioma durante as primeiras semanas do programa. Saber inglês será útil para você no início.

A photo posted by Francesca Zanni👑 (@queenfz_) on

Comida

A cozinha belga é muito mais do que um bom chocolate e cerveja – é aqui que você pode desfrutar waffles (wafelen) e batatas fritas (pomme-frîtes), mexilhões e carbonade flamande (beef stew) com batatas e pão. Belgas gostam de aproveitar o tempo para comer, por isso mesmo com todas estas opções você terá a chance de saborear cada novo sabor. A maioria de famílias consideram comer à mesa muito importante, especialmente no jantar.

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Bélgica Flandres: Veja todos os programas disponíveis