Hong Kong é uma cidade moderna, ocupada, densamente povoada, com um horizonte impressionante de altos edifícios. Apesar de seu status como um centro-chave – tanto financeiro quanto econômico da Ásia, você vai encontrar muitas lojas de medicina à base de plantas, cartomantes à margem da estrada, carrinhos de mão e pássaros em gaiolas sendo levados para passeios nos parques da cidade. Hong Kong é o lar de muitas religiões e tradições diversas – influenciadas por culturas chinesas e britânicas.

Os adolescentes em Hong Kong são muito sérios quando o assunto é educação. O tempo livre é desfrutado com a família ou visitando parentes próximos. Há vários clubes (netball, esportes, debates, teatro, história etc) e atividades extracurriculares para se juntar e fazer amigos. Quando sair à noite, experimente cantar no karaokê com os seus amigos.

Família Hospedeira & Comunidade

Você poderá viver tanto em centros urbanos quanto em regiões mais afastadas. É comum que ambos os pais trabalhem longas horas e que os avós vivam com a sua família hospedeira em um pequeno apartamento. Respeitar os desejos de seus pais hospedeiros e o tempo com a família é importante. As famílias preferem comer juntas em casa durante a semana. Prepare-se para jantar fora aos finais de semana, especialmente para o Yum cha aos domingos, e talvez viajar para a China continental.

Escola

Você vai frequentar uma escola do Ensino Médio onde as aulas são ensinadas em inglês (EMI – English as Medium Instruction) ou chinês (CMI – Chinese as Medium Instruction). EMIs e CMIs são escolas públicas do Ensino Médio com um conjunto de disciplinas básicas e eletivas como turismo, música ou literatura chinesa. Sua escola será academicamente rigorosa, intensiva e exigente. O ano letivo vai de setembro a julho, durante cerca de 8 horas por dia. A maioria das aulas são expositivas e os alunos devem usar uniformes.

First day of school ✔

A photo posted by Margherita Dugnani (@margherita_dugnani) on

A photo posted by 曾素盈/Antonia (@ann_jv) on

Idioma

Tanto o inglês quanto o chinês (geralmente cantonês) são línguas oficiais em Hong Kong. Você deve ter um conhecimento básico de inglês antes do seu intercâmbio e estar preparado para aprender cantonês. O AFS irá oferecer aulas de cantonês no início do seu programa.

Comida

Hong Kong oferece muitas delícias ao seu paladar. Uma refeição básica consiste em peixe, carne, ovos, legumes e arroz ou macarrão, e a maioria dos pratos são fritos ou cozidos no vapor. Saladas, legumes crus e produtos lácteos, como leite ou queijo, estão disponíveis em Hong Kong, mas não são comuns. Muitos estudantes levam o almoço com arroz e carne de casa para a escola.

A photo posted by 嚴君意 (@chiaradugo99) on

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Hong Kong: Veja todos os programas disponíveis