Um vasto arquipélago com mais de 17.000 ilhas, a Indonésia é uma terra de contrastes – vulcões impetuosos e mares pacíficos, cidades aglomeradas e plantações em regiões distantes, modernos arranha-céus e templos em ruínas, dragões-de-Komodo e inúmeras aves tropicais. Mais de 300 grupos étnicos e culturais, diversos idiomas, diferentes origens sociais e culturais, com influências europeias, do Oriente Médio e da Ásia, constituem a sociedade única da Indonésia.

Os adolescentes indonésios gostam de socializar em grandes grupos. Esportes são populares na Indonésia, especialmente futebol, badminton e Pencak Silat (uma forma tradicional de artes marciais).

 

A photo posted by Coralie gisel (@cocoinindo) on

Família Hospedeira & Comunidade

Prepare-se para participar de frequentes encontros com a sua família. Os idosos são altamente respeitados e lembre-se de consultar seus pais hospedeiros antes de tomar quaisquer decisões importantes. Ser membro da comunidade também é importante e os indonésios tendem a sentir-se em dívida com sua aldeia, sua mesquita ou sua organização profissional. Estilos de comunicação na Indonésia tendem a ser indiretas, de fato, há doze maneiras diferentes de dizer “não” na língua indonésia Bahasa.

Escola

Você provavelmente irá frequentar uma escola pública do Ensino Médio, que vai de segunda à sábado (das 7h às 13h30). Na sexta-feira, a escola termina às 11 horas por causa da oração muçulmana ao meio-dia. Você usará uniforme escolar. Depois da escola, você pode aprender música ou dança tradicional indonésia.

A photo posted by Raihan Mauladi (@raihan_7) on

A photo posted by Coralie gisel (@cocoinindo) on

Idioma

Embora existam mais de 583 línguas étnicas e dialetos usados diariamente no país, a língua oficial é Bahasa Indonésia. Ter um conhecimento básico de inglês vai te ajudar. O AFS oferece aulas de idiomas e enviará materiais de estudo de idiomas antes do seu intercâmbio.

Comida

A culinária indonésia combina técnicas e ingredientes indígenas com influências da Índia (caril), do Oriente Médio (kebabs), da China (stir-frying) e da Europa, incluindo produtos trazidos por comerciantes espanhóis e portugueses antes que os holandeses colonizassem as ilhas. A culinária varia muito de acordo com a região, podendo ser muito picante ou doce. Peixe, coco e pimentões servidos com arroz é uma refeição bem comum. Geralmente a refeição principal na Indonésia é o almoço ou o jantar.

Indonesian vibes🍒

A photo posted by Dafne Rizzo (@dafninja) on

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Indonésia: Veja todos os programas disponíveis