Ganhar uma bolsa de estudos foi maravilhoso, eu realizaria o sonho de fazer intercâmbio, ainda mais para um país que poucos optam por achar ser diferente demais: a Turquia.
Confesso que a Turquia superou todas as minhas expectativas, poucos países misturam beleza, história e tem um povo tão hospitaleiro e acolhedor como lá.

Lembro-me de quando meu baba (pai) Aziz me acordava para ir à escola e me preparava um farto café da manhã; Ao chegar, minha Anne (mãe) Aysegul me recebia dizendo hos geldiniz (bem vinda), então nós sentávamos e eu contava o meu dia a ela, isso me ajudou a aprender a língua turca e o inglês também. Era gratificante saber que podíamos viver naquele mesmo país com tanto respeito e harmonia.

Aos fins de semana eu frequentava um grupo de dança tradicional turca, cheguei até a fazer apresentações em vários lugares, também saí no jornal: “Angélica, da dança do Brasil para a Turquia”, no grupo Hoytur encontrei uma nova “família” turca da qual eu fazia parte.

 

Ao sair da escola eu amava passear e ver as mesquitas mais belas do mundo que enfeitavam o cenário da minha cidade Ancara ou tomar o tradicional chá turco na companhia dos amigos enquanto via pela janela os flocos de neve caindo.
Só assim descobri que amizade vai além da religião e geração, que eu era um deles, eu fui a pessoa mais feliz do mundo naquele dia e em todos os outros de meu intercâmbio na Turquia.

Nada mais especial, nada mais surpreendente do que viver essa história que deixa lembranças e imensa saudade.

Angelica Celegato, AFSer na Turquia