Se você é do tipo de pessoa que está sempre com pressa para dar conta de tudo é melhor começar a diminuir a velocidade. Para escolher a agência de intercâmbio perfeita para seu filho, você deverá saber como separar o joio do trigo e tomar uma decisão mais consciente.

Assim como a escolha do destino, decidir qual empresa ou organização intermediará o intercâmbio é muito importante. Caso não haja uma análise profunda nesse processo, é bem capaz que a experiência seja traumática tanto para quem viaja, quanto para quem fica.

Quer saber como acertar em cheio na escolha?

Confira neste artigo quais são as principais características que você deve ou não procurar em uma empresa, agência de intercâmbio, antes de bater o martelo.

Idoneidade do fornecedor

Uma agência de intercâmbio que não se preocupa com a própria imagem e organização dificilmente oferecerá um programa de intercâmbio confiável, não é verdade?

Portanto, a primeira coisa que você precisa verificar é como a empresa ou a organização de intercâmbio se posiciona na internet. Analise o site, a missão e valores que eles afirmam ter e cruze esses dados com relatos que você encontrar nas redes sociais e no “Reclame Aqui”.

Depois dessa primeira pesquisa, entre em contato com as agências e associações que você mais gostou. Assim, você conseguirá determinar quais delas são realmente profissionais e responsáveis.

Paralelamente a isso, procure se certificar de que o fornecedor em questão está vinculado com uma organização do setor.

Na área do intercâmbio, a referência é a Associação Brasileira de Organizações de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). Fazendo essa filtragem, você certamente chegará às melhores empresas de intercâmbio do mercado.

Experiência no intercâmbio para adolescentes

O segundo item que você precisa averiguar é a expertise da agência no oferecimento de programas de intercâmbio para quem está entre os 15 e 18 anos. Afinal, esse público precisa de um suporte completamente diferente daquele concedido para quem está na fase adulta.

Nesse quesito, o AFS tem muitos pontos a favor. A associação tem mais de 60 anos de história repleta de cases de sucesso envolvendo jovens e famílias de vários países, promovendo laços que duram até mesmo depois do intercâmbio.

Outra maneira que você pode utilizar para tirar a prova dos nove quanto ao know-how da empresa de intercâmbio é lendo os depoimentos que ex-clientes deixaram na fanpage do Facebook.

Dessa maneira, você terá relatos verídicos e ainda poderá conversar com o adolescente ou com o responsável que escreveu o comentário pedindo mais detalhes sobre a experiência. E também sobre o trabalho da agência de intercâmbio.

Equilíbrio entre custo, benefício e segurança

É claro que uma empresa de intercâmbio que oferecer um valor abaixo das concorrentes vai despertar o interesse dos pais. No entanto, o fator dinheiro não pode ser determinante na hora de decidir com qual empresa fazer o intercâmbio.

A principal razão para você ficar com um pé atrás é quanto à assistência que seu filho terá quando chegar ao país escolhido. Haverá quem o ajude em caso de emergência, por exemplo? É pouco provável que aquela empresa barata tenha esse suporte para seu filho. E você sabe que com segurança não se brinca.

Um último aspecto que você deve ficar de olho é com a experiência do intercâmbio e o quanto ela agregará na vida de seu filho.

Consulte o parceiro no qual você está interessado para avaliar se o adolescente terá apoio para se acostumar com a nova cultura, para conquistar confiança na língua que está aprendendo… Enfim, tenha certeza de que o período no exterior seja de fato produtivo.

Sabemos que ver o filho partir para um lugar distante pode ser um pouco angustiante para os pais. E é justamente devido a essa preocupação que a etapa da escolha da agência de intercâmbio é tão importante.

Faça as pesquisas que julgar necessárias e não se deixe levar por promoções incríveis a olho nu. Tenha os pés no chão, siga o roteiro que passamos aqui. Depois,  chegue a uma conclusão que dê tranquilidade a você e felicidade para seu filho.

O intercâmbio é um momento que marca para sempre a vida de um adolescente. Por isso, tome essa decisão com carinho e permita que o futuro de seu filho seja ainda mais incrível.

E aí, preparado para ver seu filho decolar? Confira aqui os benefícios que ele terá ao ser um intercambista no exterior.