“Faz um pouco mais de 2 anos que sou voluntário no comitê Blumenau. Tive contato com o AFS através de um amigo que havia realizado sua experiência de intercâmbio e me falou sobre o atendimento recebido pelos voluntários e na época, como eu estava buscando algo para me voluntariar, solicitei o contato e encontrei o comitê Blumenau que me acolheu.

Parece pouco tempo de voluntariado, mas as experiências são muito intensas: reuniões de comitê, treinamentos, orientações, webinars, eventos sociais, divulgação dos programas do AFS e muito mais atividades que realizamos. A gente pensa que não vai dar conta, porém o #efeitoAFS toma conta da gente e contagia quem está por perto.

Pude conhecer alguns “gringos” e auxiliar os brasileiros para terem suas experiências no exterior. Tudo isso vale a pena quando percebemos que os nossos intercambistas italianos, tailandeses, alemães etc, voltam para suas casas um pouco brasileiros e querendo ficar por aqui. Acreditar e realmente fazer algo de acordo com a missão do AFS, por um mundo onde a paz reine, onde todos se respeitem e se entendam, fica muito mais fácil quando encontramos outros voluntários com a mesma força de vontade, garra, que dividem as mesmas dificuldades e, que tanto quanto eu, querem aprender muito sobre o mundo e compartilhar o máximo sobre a cultura, economia, política, saúde, educação de nosso Brasil.

Agora que troquei de funções – estou como intercambista e não como voluntário, compreendo muito melhor e consigo me colocar no lugar de nossos intercambistas quando partem para suas experiências de intercâmbio; posso compartilhar com os voluntários do Comitê Blumenau o que senti como intercambista. Essa experiência não muda apenas minha vida pessoal, mas como voluntário.

Estou há três meses de encerrar meu intercâmbio como voluntário pelo AFS e com certeza depois de voltar ao Brasil, terei uma ideia diferente, poderei refletir sobre o que passei aqui na Alemanha e perceber como o AFS realmente mudou minha vida.”
– Nicolas Schadrack, voluntário na Alemanha 

Nicolas Shadrack, voluntário do Comitê Blumenau está desde agosto de 2017 na cidade de Stuttgart na Alemanha realizando seu intercâmbio pelo AFS Next. Ele foi selecionado no programa de bolsas para trabalho voluntário na Alemanha. Em seu projeto, o voluntário está trabalhando na administração dos cursos de integração para refugiados. Mantém contato diário com os estudantes que buscam asilo na Alemanha e os auxilia nas questões burocráticas relacionadas aos cursos.