O AFS Intercultural Programs, em parceria com a BP, tem o orgulho de anunciar o início do BP Global STEM Academies em junho no Brasil, no Egito e nos Estados Unidos. Este programa de bolsas de estudo no exterior, com base em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), capacitará 100 estudantes talentosos com interesse nesses temas para participar do programa de intercâmbio durante quatro semanas. Nos próximos três anos, este novo programa internacional de intercâmbio enriquecerá as habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e interculturais de 300 alunos do ensino médio.

Esse programa de intercâmbio aproveita a profunda especialização da BP no tema STEM e o histórico estabelecido do AFS em educação internacional para desenvolver a próxima geração de líderes globalmente competentes, o que resultou em grande demanda pelo programa. Somente no primeiro ano, mais de 850 alunos se aplicaram para participar do Global STEM Academies. Os participantes selecionados são apresentados a temas de habilidades interculturais essenciais para ajudá-los a se comunicar e colaborar com outros estudantes no programa do Brasil, China, Egito, Alemanha, Índia, México, África do Sul, Estados Unidos e outros países onde a BP opera (incluindo Azerbaijão, França, Hungria, Indonésia, Trinidad e Tobago e Reino Unido).

Programas focados neste tema (STEM) como esse são urgentemente necessários. De acordo com a Revisão de Gênero do Relatório Global de Monitoramento da Educação de 2018, as mulheres jovens ficam atrás dos homens na conclusão dos estudos de STEM e, em alguns países, as mulheres representam menos de 25% de todos os diplomas STEM. Com 55% de participantes do sexo feminino, este programa foi concebido para garantir que a comunidade STEM seja inclusiva e representativa de um espectro de diferenças culturais, econômicas e outras e que as oportunidades de educação internacional estejam abertas àqueles que não podem ter recursos para ir ao exterior. As bolsas do BP Global STEM Academy cobrem a taxa de participação total, transporte e custos de estadia de todos os participantes.

Participantes do BP  Global STEM Academies da no Brasil

Decidi participar desse programa para me preparar para estudar engenharia bioquímica. Estudar em outro país me dará a chance de ver como pessoas de diferentes culturas gerenciam e resolvem problemas semelhantes, que estou comprometida a colocar em prática quando voltar ao meu país”, disse Ilse Albarrán Sierra, do México, que está participando do BP Global STEM Academy no Brasil.

Os Global STEM Academies preparam os alunos para prosperar em salas de aula e locais de trabalho competitivos e diversos. Os participantes do programa irão interagir com profissionais STEM, visitar refinarias de petróleo e gás e instalações alternativas de energia, bem como ter aulas sobre temas como geologia, matemática, robótica, mudanças climáticas, arquitetura e muito mais. Os estudantes do STEM desenvolverão competências globais importantes, como resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades em idiomas estrangeiros, por meio de oportunidades estruturadas de aprendizagem antes, durante e depois do programa.

Através de um sistema de aprendizado combinado, que combina educação online e presencial, os participantes aprenderão sobre o que é cultura e se definirão como seres interculturais, explorarão estereótipos e generalizações, aprenderão sobre estilos de comunicação, aprofundarão noções de poder e privilégio e adotarão novas ferramentas para suspender o julgamento em situações ambíguas. O programa da BP Global STEM Academies também inclui viagens culturais, projetos de impacto social com as comunidades locais, visitas a museus e atividades divertidas, como assistir a Copa do Mundo de futebol.

“Acredito que o mundo está em um momento crítico em que precisamos de mais garotos e garotas adolescentes de todas as origens que desejam carreiras STEM. Da mesma forma, nosso mundo precisa de futuros líderes com fluência cultural e capacidade de transcender diferentes linguagens, crenças e culturas de maneira intuitiva”, disse Helmut Schuster, diretor de recursos humanos do grupo, BP.

Por mais de 70 anos, o AFS capacitou mais de 500.000 estudantes e famílias em todo o mundo com programas interculturais de educação e intercâmbio. O Presidente e CEO do AFS, Daniel Obst, disse: “Os programas STEM estão em demanda no mundo todo, e nós do AFS sabemos que devemos fazer tudo o que pudermos para garantir que esses programas sejam diversos e inclusivos. Isso nos inspirou a fazer parceria com a BP e capacitar mais jovens a buscar com confiança seus interesses profissionais e dar seus primeiros passos para se tornarem cidadãos globais ativos”.

Texto de Milena Miladinovic