Além de tradicionalmente ser um país agrícola e estar na vanguarda do desenvolvimento de novas práticas agrícolas e sustentáveis, recentemente a Dinamarca estabeleceu a meta de se tornar o primeiro país totalmente orgânico até 2020.

Para que todos os alimentos cultivados com agrotóxicos sejam substituídos por orgânicos, estratégias são traçadas e executadas há 25 anos. Dentre as principais ações está o estimulo da demanda por produtos livres de agrotóxicos, que substituirão os alimentos cultivados com os métodos tradicionais.

Conheça abaixo os 10 motivos para ser voluntário de energia renovável, ecologia e agricultura na Dinamarca:

  1. Comer alimentos orgânicos evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias tóxicas, como os resíduos de agrotóxicos e metais pesados presentes nos produtos convencionais.
  2. Alimentos orgânicos são os mais nutritivos e originam de solos ricos e balanceados com adubos naturais.
  3. Orgânicos são muito mais saborosos. Em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los. Alimentos quando são cultivados em seu próprio tempo e sem produtos químicos são mais saudáveis e saborosos.
  4. Produzindo e consumindo produtos orgânicos você protege as futuras gerações. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes químicos solúveis e agrotóxicos. Tem como base a preservação dos recursos naturais.
  5. O plantio de orgânicos evita a erosão do solo. Através das práticas conservacionistas, recupera e eleva a qualidade do solo.
  6. A agricultura de produtos orgânicos protege a qualidade da água. Ao contrário das plantações convencionais que utilizam agrotóxicos que atravessam o solo e poluem rios e lagos.
  7. O consumo de orgânicos restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
  8. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica é realizada por pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única fonte de sustento.
  9. Economiza energia. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.
  10. O produto é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação.