Você e seu filho decidiram que ele deveria fazer intercâmbio e, depois da decisão, você ficou com algumas dúvidas e inseguranças a respeito da experiência que seu filho está pensando em viver em breve. Nesse texto nós vamos listar as 5 coisas que os pais de futuros intercambistas devem saber sobre o AFS.

1. Seu filho/filha terá todo o suporte do AFS
O bem-estar, a saúde e a segurança do seu filho é a nossa prioridade número um. Nossos voluntários e funcionários estão sempre empenhados e preparados para dar todo apoio necessário aos participantes e suas famílias durante toda experiência de intercâmbio. Nossas diretrizes são consistentes e aplicadas em todos os AFS do mundo. Além disso, as organizações AFS têm um número de contato local com suporte 24h. A maioria dos nossos programas oferecem um seguro médico de 1 milhão de dólares por acidentes ou doenças que possam acontecer com os participantes durante o programa, que inclui a repatriação médica e benefícios adicionais que não fazem parte dos seguros médicos de outras organizações.

2. Pode ficar tranquilo, ele/ela vai fazer amizades durante o intercâmbio
É natural que os pais fiquem preocupados em enviar seus filhos para outros países, que falam uma língua que ele não tem tanta familiaridade e com pessoas com uma cultura completamente diferente da de vocês, mas enfrentar esse desafio é uma etapa importante na experiência. A maioria dos participantes podem até levar algum tempo, mas acabam se adaptando, fazendo amigos e se divertindo nessa descoberta de novos costumes. Caso o participante tenha um pouco mais de dificuldade nesse processo, a família pode ficar tranquila por saber que pode contar com a equipe de voluntários e funcionários de cada país e as próprias famílias hospedeiras auxiliando nesse processo.

3. As famílias hospedeiras são uma extensão de vocês em outro país
Nada é mais acolhedor do que chegar em casa e almoçar ou jantar com a família depois de um dia cansativo de estudos. Em outro país, os seus filhos não terão vocês em casa, mas terão as nossas famílias hospedeiras. Exceto em alguns casos, de programas de curta duração em que os estudantes ficam em dormitórios nos campus das escolas, a grande maioria dos participantes dos programas do AFS moram com uma família hospedeira. Essas famílias são cuidadosamente selecionadas, avaliadas e preparadas por nossos voluntários para receber o seu filho. Seu filho irá fazer parte da rotina como um membro da família.

4. O que é a Jornada de Aprendizado do Estudante AFS?
A Jornada de Aprendizado do Estudante AFS auxilia a experiência do seu filho antes, durante e depois do intercâmbio. O programa tem três objetivos gerais:

  • Ajudar o estudante a se adaptar mais facilmente a nova família e a nova escola.
  • Aprender a se comunicar melhor e a fazer amigos de diferentes culturas.
  • Auxiliar o estudante a desenvolver o conhecimento, as habilidades e a compreensão que jovens cidadão globais precisam para viver, estudar, trabalhar e se tornar líder em um mundo cada vez mais diverso e global.

    Além dos 16 Objetivos Educacionais do AFS (que você pode ler aqui) desenvolvido pelo AFS com especialistas da área, e facilitado por voluntários e funcionários treinados.

5. O AFS pode ajudar o seu filho a desenvolver habilidades essenciais
O AFS é uma organização de mais de 70 anos e tem uma reputação excepcional construída por oferecer programas de intercâmbio de alta qualidade que desenvolvem habilidade essenciais para viver em um mundo moderno e globalizado. A experiência com o AFS engloba auxiliar o seu filho a desenvolver confiança, ampliar as perspectivas, melhorar o pensamento crítico e as habilidade resolução de problemas. Também inclui a educação intercultural e aprendizados de idiomas que são valorizados pelas universidades e empresas. Além de oferecer acesso permanente a uma comunidade global de amigos, conexões, oportunidades de voluntariado, aventuras divertidas que tornam a aprendizagem fácil e significativa para os adolescentes.

Essas são as 5 coisas que todos pais de futuros intercambistas devem saber sobre o AFS.

Caso tenha alguma dúvida sobre os outros programas, clique aqui e fale com a nossa consultora por WhatsApp e tire todas as suas dúvidas ou preencha o formulário abaixo que a gente entra em contato com você: