O avanço tecnológico e a globalização sempre fizeram muitos pais de adolescentes ficarem preocupados na hora que os filhos vão escolher uma carreira para seguir. Melhor do que se preocupar se o seu filho vai perder o emprego “para um robô”, é identificar e desenvolver habilidades que façam dele um profissional preparado para o futuro.

Depois da relevância da cidadania global, vamos falar um pouco sobre as habilidades necessárias em um profissional do futuro.

Negociação
A capacidade de negociar com clientes, colegas e gestores está no topo da lista das habilidades. Nos últimos anos, temos observado a automatização do trabalho e a ascensão das máquinas no mercado, com isso as habilidades sociais têm se tornado importantes, e até profissionais com cargos técnicos deverão demonstrar mais habilidades interpessoais.

Pensamento crítico
Ter profissionais com pensamento crítico será extremamente valioso para qualquer equipe de trabalho nos próximos anos. Pensamento crítico envolve raciocínio e lógica, e o profissional do futuro deve estar capacitado para usar ambos para identificar, questionar e considerar várias formas de resoluções para os problemas.

Habilidades socioemocionais
A nossa diferença para as máquinas é a humanidade, mas com a complexidade do mundo em que vivemos, é natural nos atrapalharmos para lidar com nossas emoções e relacionamento com outras pessoas. Por causa disso, a capacidade de saber se relacionar terá cada vez mais valor para as empresas.

Criatividade
Em um mundo cada vez mais complexo, a criatividade tem sido essencial para fugir dos padrões e das respostas comuns. O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações diferentes, construir ideias inovadoras para apresentar uma novidade e visualizar formas de ação mais ricas em detalhes. Além dessas características, todos sabemos que a criatividade é uma capacidade exclusivamente humana, que algoritmo nenhum aprende.

Liderança
Para sobreviver à complexidade atual, as empresas estão se reinventando. Com esse cenário, os modelos de liderança também estão sendo questionados. Hoje, não cabe mais o modelo de chefe autoritário e burocrático, já que os valores fundamentais para equipes de trabalho do futuro são a diversidade, a colaboração e a horizontalidade. Um verdadeiro líder deve ser sensível para compreender as necessidades e desejos profissionais e pessoais do seu time e também agir taticamente para que todos estejam engajados e realizados com suas ocupações.

Identificou alguma dessas habilidades no seu filho? Ainda não? A boa notícia é que essas competências são resultados de estímulo e exercício contínuo, e sempre é hora de começar. Dê o pontapé inicial no futuro do seu filho, encontre o melhor destino e duração para ele, e faça a inscrição em um dos nossos programas de Global Prep: afs.org.br/global-prep

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre nossos programas, clique aqui e fale com a nossa consultora por WhatsApp.