Hoje em dia, o que não faltam são opções para quem quer fazer intercâmbio. Só com a gente, no AFS, por exemplo, são mais de 60 destinos disponíveis em todos os continentes. E, por isso, decidir qual o país onde o programa será feito não é só muito importante, como também o primeiro passo a ser dado por quem quer estudar fora.

Afinal de contas, o calor da Austrália é bem diferente do frio inglês, a culinária chinesa e alemã são completamente diferentes, os idiomas de cada local, a cultura… Tudo deve ser levado em conta para que a experiência seja a melhor possível.

Abaixo, separamos os principais pontos para se considerar antes de escolher um país para fazer o intercâmbio:

Clima
Frio ou calor? Praia ou neve? É fundamental pesquisar sobre o clima do país de destino, pois viver em um lugar onde facilmente a temperatura atinge os 30º é bem diferente de viver onde os termômetros não sobem muito, e nada mais desagradável do que encarar um clima que a gente não gosta, não é? É tudo pessoal na hora da escolha: gosta mais de frio ou calor? Quais são as atividades que pretende fazer fora da escola, não liga para dias chuvosos? Tudo isso deve interferir na decisão.

Estilo de vida
Independentemente do país de destino, a vida do intercambista gira em torno da escola, mas também de atividades extracurriculares, convívio com a família hospedeira e atividades de lazer. Portanto, é necessário definir qual é o estilo de vida a ser experimentado durante o intercâmbio: prática de esportes, visitas culturais, trabalho voluntário… As possibilidades são infinitas e cada país tem sua característica única no que diz respeito ao lifestyle.

Idioma
Apesar de o inglês ser universal e da popularização do ensino bilíngue, existem países onde o idioma local pode ser bastante diferente e desafiador. Por isso, a familiaridade com a língua do destino é importante antes de escolher onde vai ser o intercâmbio, bem como quais as metas de aprendizado do que diz respeito ao idioma. Se preparar antes da viagem pode fazer uma diferença bastante positiva na vivência do intercambista.

Orçamento
Outro ponto que varia bastante de país para país é o valor dos programas. Cada destino tem suas características, como distância, moeda, custo de vida, entre outros. Dessa forma, existem opções para todos os bolsos, então, definir qual é o seu orçamento para o intercâmbio pode servir como um bom filtro na hora de escolher o local de estudos.

Mesmo considerando todos esses pontos, o principal para não errar na hora de escolher um país para fazer o intercâmbio é pesquisar. Hoje em dia, é possível achar informações sobre quase tudo de quase todos os países, então, o melhor a se fazer é espantar a preguiça e mergulhar de cabeça na internet.