A pandemia da Covid-19 tem obrigado vários países a fechar e abrir suas fronteiras e a adotar novas exigências de entrada além do básico passaporte. Em meio a tantas mudanças, pode ficar complicado de saber para onde os brasileiros podem ou não viajar e, além dos turistas, isso afeta diretamente quem está querendo fazer um intercâmbio.

Atualmente são mais de 100 os países com fronteiras abertas para quem chega do Brasil, incluindo alguns dos destinos mais procurados por estudantes. Por outro lado, locais famosos estão com restrições.

Confira a situação dos principais destinos de programas do AFS e as exigências necessárias para entrar em cada país:

FRONTEIRAS ABERTAS

Estados Unidos
Exigências: Comprovante de vacinação completa com qualquer das vacinas aplicadas no Brasil (menores de 18 anos isentos) e teste RT-PCR ou de antígeno realizado até 24h antes do embarque com resultado negativo, em inglês, espanhol ou português. Menores de idade desacompanhados não vacinados também precisam apresentar teste negativo 24 horas antes do embarque.
*Atualizado em 06/12/2021

Alemanha
Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes do embarque, em inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer – menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos.
*Atualizado em 08/12/2021

Bélgica
Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa com uma das seguintes vacinas há pelo menos 14 dias: AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTech e apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em inglês, francês, alemão ou holandês, realizado até 72h antes da chegada ou de antígeno com resultado negativo, em inglês, francês, alemão ou holandês, realizado até `1 dia antes da chegada. Menores de 18 anos, acompanhados de responsável vacinado, estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação, mas devem apresentar exame RT-PCR negativo realizado até 72h antes do embarque (menores de 12 anos isentos). Além disso é preciso preencher o formulário “Passenger Locator Form” e submetê-lo de forma eletrônica até 180 dias antes da chegada na Bélgica.
*Atualizado em 13/12/2021

França
Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com as vacinas: Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou AstraZeneca, Moderna ou Pfizer há pelo menos 7 dias da segunda dose antes da chegada e exame RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo realizado até 48h do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Quem vacinou com a Coronavac poderá entrar desde que tenha tomado a dose de reforço com a Pfizer há pelo menos 7 dias. Menores de 18 acompanhados de pais ou responsáveis não precisam estar vacinados, mas entre 12 e 18 anos é necessário apresentar exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 48h antes do embarque. Também é necessário preencher uma declaração de honra.
*Atualizado em 09/12/2021

Reino Unido
Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer há pelo menos `14 dias antes da chegada (não se aplica a brasileiros menores de 18 anos) e teste negativo de antígeno ou RT-PCR, em inglês, francês ou espanhol, realizado há no máximo dois dias antes do primeiro embarque da jornada (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Public Health Passenger Locator Form” para ser apresentado na check-in e na chegada. É preciso agendar um teste RT-PCR que deverá ser realizado no 2º e 8º dia após a chegada. O custo do teste ficará a cargo do viajante. Crianças com menos de cinco anos estão dispensadas do exame.
Atualizado em 06/12/2021

FRONTEIRAS FECHADAS

Alguns destinos bastantes procurados para quem quer fazer intercâmbio seguem com as fronteiras fechadas, como Itália, Japão e Malta. A Nova Zelândia, país que também tem muita procura, atualmente está fechada, mas o governo estuda uma reabertura para os próximos meses.