Para Osho – Rajneesh Chandra Mohan Jain – líder espiritual indiano e professor de filosofia, “a felicidade não é um destino, é uma viagem”. Nós do AFS concordamos com ele – em parte – afinal, a felicidade também pode ser um destino e nesse post vamos te contar mais sobre isso!

Em 2013 a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 66/281, proclamando o dia 20 de Março como o Dia Internacional da Felicidade e estabelecendo a própria “felicidade” como um dos objetivos que fazem parte do bem-estar de uma população, afinal, uma população feliz é mais saudável e vice-versa. Nós AFSers sabemos muito bem disso – nos mais de 100 anos da organização, a missão de promover o entendimento e a irmandade internacional nos mostra como países que promovem a interculturalidade possuem populações mais felizes.

Com a adoção do dia 20 de Março como Dia Internacional da Felicidade foi publicado o primeiro Relatório Mundial de Felicidade pelo “World Happiness Report” e, desde então, mais e mais pessoas passaram a acreditar que nosso sucesso como países deve ser julgado pela felicidade de nosso povo. Há também um consenso crescente sobre como a felicidade deve ser medida – esse consenso significa que a felicidade nacional pode agora se tornar um objetivo operacional para os governos.

E o que é o Relatório Mundial de Felicidade?

As avaliações são baseadas em respostas à principal questão de avaliação de vida. A escala “Cantril” pede aos entrevistados que pensem em uma escala, com a melhor vida possível para eles sendo 10 e a pior vida possível sendo 0. Eles então são solicitados a avaliar suas próprias vidas atuais nessa escala de 0 a 10. As classificações são de amostras representativas nacionalmente ao longo de três anos.

Relatório Mundial de Felicidade – World Happpiness Report 2023

O Relatório de 2023 parte dos dados coletados no período de 2020-2023, um momento de crise em todo o mundo com a pandemia de Covid-19, a Guerra na Ucrânia, emergências climáticas ao redor do globo e crises econômicas ao redor do mundo. Assim, temos mais evidências sobre como avaliações de vida, confiança e conexões sociais juntas influenciam a capacidade das nações e do mundo como um todo de se adaptar diante da crise. A análise principal refere-se à felicidade medida por avaliações e emoções da vida, como elas evoluíram em situações de crise e como as vidas foram melhores onde a confiança, a benevolência e as conexões sociais de apoio continuaram a prosperar. Quer saber mais sobre o Relatório? Clique aqui!

Os países mais felizes do mundo são destinos AFS!

Os resultados de 2023 ilustram os principais objetivos do AFS – a importância de cidadãos globais com competências globais, especialmente em momentos de crise. Nesse sentido, não é surpresa que os países que ocupam o topo do ranking sejam países que são parte do AFS!

De acordo com o World Happiness Report, o ranking dos países é composto por Finlândia, Dinamarca e Islândia. A Finlândia encabeça o ranking pela sexta vez consecutiva. A Dinamarca aparece novamente na segunda posição, assim como no ano passado, seguida pela Islândia, em terceiro lugar.  Vamos conhecer mais sobre esses países?

FINLÂNDIA

Quase 200.000 lagos, saunas e festivais de arte são partes da cultura finlandesa. Se você gosta de esquiar, fazer caminhadas e navegar e de ter uma mistura equilibrada de vida de cidade pequena com cidades modernas, você deve conhecer um dos países mais mágicos da Europa. Os finlandeses tendem a ser tímidos e reservados no início, mas só no início! Eles se concentram no bem estar de todos, não gostam de muito barulho e se preocupam em fazer as coisas funcionarem. Aproveite uma experiência única de ter 24 horas de luz no verão e dias inteiros de escuridão durante o inverno Ártico. Clique aqui para saber mais sobre o país mais feliz do mundo!

Clique aqui para conhecer o nosso programa de High School na Finlândia!

DINAMARCA

A Dinamarca consiste em uma península e mais de 400 ilhas no Mar do Norte. Uma ponte entre a Escandinávia e a Europa continental, este simpático país é uma confluência de cidades modernas e cosmopolitas; arquitetura histórica influenciada pela tradição nórdica, aldeias, igrejas e castelos. O país é plano, com lagos, terras agrícolas, florestas e ruas pedonais livres de trânsito que são ideais para andar de bicicleta ou conversar com amigos em um café. Os dinamarqueses valorizam o seu espaço pessoal e adoram estar confortáveis e em locais acolhedores. Clique aqui para saber mais sobre o país!

Clique aqui e conheça um dos nossos programas mais vendidos!

ISLÂNDIA

A Islândia oferece uma combinação de paisagens incríveis, geleiras e fontes termais, geysers, vulcões e desertos de lava. E ao olhar para cima, você poderá apreciar a espetacular aurora boreal – as luzes do norte. Não é de admirar que os islandeses desfrutem de uma vida ao ar livre: natação em fontes termais, esqui e passeios a cavalo. A Islândia também oferece uma rica tradição literária de poesia e sagas para desfrutar nas noites frias de inverno. Grande parte do calor neste país é gerado naturalmente – 90% das casas islandesas são aquecidas por fontes termais. Clique aqui para saber mais sobre esse paraíso gelado!

Clique aqui e saiba tudo sobre nosso intercâmbio de High School na Islândia!