Casa da União Europeia e da OTAN, a Bélgica foi influenciada pelos franceses, alemães, austríacos e espanhóis para se tornar uma combinação única de culturas tradicionais. Seu programa será no sul da Bélgica,  na região da Valônia, onde a maioria da população fala francês.

Os adolescentes belgas gostam de esportes, especialmente futebol e ciclismo, gostam de ir ao cinema, shows de música e participar de atividades escoteiras nos fins de semana. Sua vida social será provavelmente centralizada em sua família e em um grupo de amigos.

Pessoas & Comunidade

Os belgas normalmente são tolerantes, flexíveis, modestos e de mente aberta. Eles valorizam a privacidade, desfrutam de uma vida segura e confortável, trabalham e em geral são autodisciplinados.

Você vai ficar na parte sul da Bélgica, onde as pessoas falam francês, muito provavelmente em uma área residencial ou rural. O transporte público é bem organizado e seguro, o que permitirá explorar locais ao redor sempre que tiver a oportunidade.

AFS family ❤️#Afs #afsbelgique #afsbe #afslux #family #exchangestudents #belgium

A photo posted by Emma Williams (@emmawilliamzz) on

A photo posted by AFS Belgique (@afsbelgique) on

Escola

Você provavelmente estará matriculado em uma escola de ensino médio (acadêmica), mas você também pode frequentar uma escola técnica. A maioria dos dias de aulas são das 8h às 16h ou 17h, com a quarta-feira à tarde livre. Estudo focando no sucesso acadêmico é comum na Bélgica. As disciplinas mais comuns nas escolas belgas são flamengo, matemática, história, geografia, ciências, religião ou ética, e educação física.

Idioma

As pessoas nesta parte da Bélgica geralmente falam francês. Muitas pessoas também falam flamengo ou alemão, e são bastante proficientes em Inglês. Para facilitar a sua adaptação, você deve ser capaz de falar francês básico antes de seu intercâmbio. O inglês será útil para você no início.

instagram

Comida

A cozinha belga é muito mais do que um bom chocolate e cerveja – é aqui que você pode desfrutar waffles (wafelen) e batatas fritas (pomme-frîtes), mexilhões e carbonade flamande (beef stew) com batatas e pão. Belgas gostam de aproveitar o tempo para comer, por isso mesmo com todas estas opções você terá a chance de saborear cada novo sabor. A maioria de famílias consideram comer à mesa muito importante, especialmente no jantar.

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

programa para adultos (acima de 18 anos)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Bélgica Francesa: Veja todos os programas disponíveis