O que é Educação Global Intercultural?

Educação Global Intercultural é uma busca transformadora que busca unir o conhecimento formal e a experiência prática. A educação global intercultural ajuda pessoa de todas as idades a:

  • Respeitar diferenças (Culturais, de gênero, fé, etc.)
  • Autoreflexão e reflexão sobre o mundo
  • Entendimento de nossas responsabilidades como membros de uma comunidade global
  • Compreender nosso papel de proteger o planeta para um futuro sustentável
  • Ter consciência de como ações locais refletem no mundo.

O #EfeitoAFS para cidadãos globais

“O principal desafio para a educação ao longo da vida envolve a nossa capacidade de aprender a viver juntos, desenvolvendo um entendimento do outro e suas histórias, tradições e valores espirituais”.

—Jacques Delors, Learning: The Treasure Within, Relatório para a UNESCO na Comissão Internacional sobre a Educação no século XXI (1996)

O #EfeitoAFS para cidadãos globais

O AFS prepara e coloca em ação cidadãos globais de todas as idades e áreas de interesse – estudantes, jovens, adultos, voluntários, famílias, escolas e outros. Fazemos isso através da imersão cultural em programas de intercâmbio escolar, voluntários, família hospedeira e outras oportunidades. A todas elas é dado suporte de educação intercultural.

O AFS encoraja pessoas a pensar criticamente, questionar premissas e ser flexível. Nossas experiências constroem confiança, expandem perspectivas e desenvolvem habilidades práticas necessárias para se comunicar e colaborar com pessoas de diferentes culturas em comunidades do mundo inteiro.

Viver, trabalhar, estudar e voluntariar com o AFS também ajuda pessoas a aprender como resolver problemas, tomar decisões e colaborar em diversos times e grupos.

Como resultado de nosso estruturado programa de aprendizado através de experiências reais, AFSers apreciam, valorizam e respeitam diferentes culturas e outras diferenças e acreditam e um mundo mais unido e interessante por causa delas.

Não é surpresa que você não precisa ir muito longe para encontrar um AFSer fazendo a diferença em diferentes comunidades locais, em indústrias ou liderando alguma iniciativa social importante. AFSers estão em todos os lugares. AFSers são cidadãos globais.

No século XXI essas habilidades globais são muito valorizadas por educadores, empresários, humanitários e comunidades. Ser confiante e estar confortável com pessoas de diferentes backgrounds e visões de mundo abre as portas para muitas novas, diferentes e ótimas oportunidades.

A Agenda de Cidadania Global do AFS

O AFS foca em seis grandes áreas para apoiar o movimento de cidadania global:

  1. O AFS ajuda o mundo a aprender a viver junto. Somos comprometidos em fomentar o intercâmbio cultural, a aprendizagem e a compreensão como uma forma poderosa e produtiva de construir um mundo com mais justiça e paz.
  2. AFSers compreendem diferenças e acreditam que o mundo é melhor por causa delas. O AFS enfatiza a importância da diversidade e inclusão e suas políticas, organizações e divulgação.
  3. O AFS é comprometido em expandir o papel de jovens adultos na liderança e no processo de decisão do AFS e da sociedade. Compartilhamos nossas recomendações e descobertas para ajudar organizações e comunidades a aumentarem o potencial de jovens voluntários e líderes.
  4. O AFS defende, junto com educadores, policy makers e outros públicos, a integração de educação intercultural e cidadania global em agendas nacionais e currículos escolares.
  5.  O AFS trabalha de forma estreita e criativa com escolas, universidades, grupos que fomentam a paz, governos e outras organizações não-governamentais (ONGs) em assuntos que refletem a nossa missão.
  6. O AFS apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU e acredita que eles ofertam um mapa para ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor para todos.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU #4: Educação de Qualidade

O objetivo #4 foca no conhecimento e habilidades necessárias para “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

O AFS atenta-se principalmente ao objetivo #4: 4.7

Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável