Neste artigo, você poderá:

  • Aprender a dar uma aula sobre aprendizagem intercultural
  • Aprender a como usar essa classe para desenvolver o pensamento crítico, suspender o julgamento de valor e inspirar a curiosidade em estudantes de nível médio;
  • Adotar uma nova ferramenta prática para ter interações mais efetivas, apropriadas e significativas com outras pessoas quando encontrarmos diferenças na vida cotidiana.

Os currículos em todo o mundo devem ser orientados para o global, para ajudar os alunos a desenvolverem uma perspectiva global e dominar as habilidades interculturais. Esse desafio torna-se cada vez mais urgente à medida que nos preparamos para a expansão do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que examinará as competências globais no início de 2018. Da mesma forma, a crescente quantidade de evidências  científicas mostram que os empregadores em todas as profissões precisam de trabalhadores qualificados para trabalhar juntos além das diferenças e complexidades.

Embora muitos educadores e outros que trabalham com jovens sintam-se despreparados para inserir a aprendizagem intercultural em suas salas de aula ou atividades, começar é mais fácil do que antes, com as ferramentas e os recursos disponíveis.

Esta aula prática ajudará os professores a promover o pensamento crítico, suspender o juízo de valor e incentivar a curiosidade em seus alunos, todos os aspectos cruciais para a competência global e intercultural. Pode até ser útil para você.

Esta aula, chamada “O outro lado da rede”, concentra-se em como reagir de forma mais eficaz e adequada a comportamentos, situações ou pessoas novas ou “fora da norma” que encontramos na vida cotidiana. Embora seja mais fácil (e mais confortável) ficar com aquilo que estamos acostumados, ser mais interculturalmente competente exige que nos esforcemos para deixar nossa zona de conforto e dar outros passos antes de julgar e agir.

A ferramenta Descrever, Interpretar, Verificar, Avaliar (D.I.V.A.) ajuda as pessoas a considerarem múltiplas perspectivas quando se depararem com situações interculturais estranhas ou circunstâncias ambíguas. Mais informações sobre essa ferramenta e sua história podem ser encontradas na Biblioteca de Aprendizagem Intercultural para AFS e amigos (Especificamente, em Ferramentas para Suspender Julgamento de Valor). É importante ter uma compreensão completa da ferramenta D.I.V.A e como ela funciona antes de executá-la na aula.

D.I.V.A está projetado para ajudar as pessoas a:

  1. Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final;
  2. Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.

Aula: “O outro lado da rede”

Esta aula foi planejada pelos especialistas em educação do AFS, Nadia Bello Rinaudo (Argentina), Eva Vitkova (República Tcheca) e Sarah Collins (Estados Unidos). Existem muitas variações possíveis de como se pode levar adiante o exercício D.I.V.A. Este plano baseia-se em nossas experiências de sucesso, facilitando essa atividade em todo o mundo.

  • Público: Alunos de 15 a 18 anos
  • Tamanho do grupo: De 15 a 30 alunos
  • Tempo: 55 minutos
  • Materiais: Imagem “O outro lado da rede” (consulte Recursos) projetada na parede / tela grande ou impressão de fotografias, uma foto diferente da sua escolha, flipchart ou quadro-negro, 3 marcadores ou giz em cores diferentes.

Contexto

Quando nos deparamos com uma situação, pessoa ou objeto novo ou estranho (para nós), em vez de sermos curiosos e tentarmos entender melhor o que está acontecendo, seja por conveniência ou qualquer outra coisa, podemos rapidamente chegar a conclusões com base em nossas próprias perspectivas, mesmo que sejam incompletas ou simplificadas. A mídia, nossos familiares ou até mesmo nossos pares podem reforçar essa abordagem.

Usando uma imagem dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, que iniciaram o debate sobre as diferenças culturais no esporte internacionalmente, apresentamos o enfoque Descrever, Interpretar, Verificar e Avaliar (D.I.V.A), uma ferramenta de reflexão poderosa que os estudantes podem utilizar quando eles encontram uma diferença ou novidade. Convida-nos a suspender ou atrasar o juízo de valor e a explorar o assunto em questão com mente e coração abertos, reunir perspectivas diversas e, somente naquele momento, partir de uma posição mais informada, agir ou chegar a uma conclusão.

Parte I (15 min)

Comece esta atividade explicando aos alunos que eles participarão de uma atividade para explorar como vemos o mundo e como vivenciamos as diferenças, e como podemos escolher reagir com nossos primeiros instintos ou ter uma abordagem mais global.

Distribua as impressões da imagem “O outro lado da rede” ou mostre a imagem em uma tela e dê aos alunos a orientação de olhar a foto tirada no jogo de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de 2016.

Copyright: Lucy Nicholson/Reuters. Doaa Elghobashy, left, of Egypt and Kira Walkenhorst of Germany compete in the women’s preliminary beach volleyball during the Olympics in Rio.

Peça aos alunos que falem algo sobre a imagem e escrevam as respostas no flipchart ou no quadro negro. É importante que você não faça perguntas enganosas ou receba pistas neste momento, apenas responda “Algo mais?”, Enquanto escreve tudo o que eles dizem. Diga-lhes que eles retornarão à imagem e às ideias deles depois de um momento.

Explique que muitas vezes tendemos a analisar a realidade do nosso ponto de vista e a fazer juízos de valor ou chegar a conclusões que possam ser prematuras com base em nossos próprios valores pessoais ou nos valores de um grupo de pessoas com quem nos identificamos. De fato, é da nossa natureza, tirar conclusões precipitadas e classificar o que vemos, e é muito difícil controlar nossas reações subconscientes ou intuitivas. No entanto, uma maneira de nos ajudar a permanecer objetivos, especialmente quando encontramos algo novo ou diferente, é a ferramenta D.I.V.A.

Explique as quatro etapas da ferramenta D.I.V.A., uma a uma, conforme descrito no documento Ferramentas para Suspender Julgamentos de Valor.

  • Descrever: Descreva o que você vê, mantendo o foco em fatos objetivos e observáveis;
  • Interpretar: Pense em diferentes interpretações ou explicações sobre o que está acontecendo ou sobre quaisquer suposições que você tenha sobre o que está descrevendo. Tente pensar em pelo menos três interpretações.
  • Verificar: Neste ponto, verificamos se nossas interpretações estão corretas ou não com um “informante (cultural)” ou mais. São pessoas confiáveis ​​ou fontes com conhecimento da (s) cultura (s) ou situação.
  • Avaliar: É quando você avalia suas interpretações, decide qual valor elas têm para você ou como você se sente sobre a situação, agora que você tem mais informações.

Volte aos comentários dos alunos sobre a foto “O outro lado da rede”. Mostre-lhes que o que eles disseram pode ser dividido em Descrições, Interpretações ou Avaliações e use marcadores/ giz de cores diferentes para marcar as descrições, interpretações e avaliações. Isso mostra como eles podem ter vindo diretamente para interpretações ou avaliações. No entanto, pare e use a ferramenta D.I.V.A. isso lhes permitirá ser mais reflexivo, o que geralmente leva a ser mais bem sucedido quando o lugar, a pessoa ou as circunstâncias são estranhas.

Além disso, pergunte aos alunos como eles poderiam verificar suas interpretações da foto. Podemos verificar com um informante cultural, uma pessoa ou outra fonte de informação confiável. É importante verificar, idealmente com várias fontes, se as nossas interpretações estão corretas antes de decidir como nos sentimos sobre elas. A verificação também pode nos tirar da nossa zona de conforto, incentivando-nos a usar novos recursos ou a falar com pessoas que possam ter mais contexto para uma situação específica. No entanto, devemos lembrar que os informantes culturais também podem ser parciais e podem não ter um quadro completo. É por isso que é preferível usar vários recursos.

Parte II (20 min)

Depois que os alunos entenderam os passos D.I.V.A., divida-os em grupos de quatro ou cinco e distribua-os a diferentes imagens (Veja exemplos aqui). Peça-lhes para repetir o exercício anterior, mas desta vez escrevendo as respostas para cada passo de D.I.V.A. Uma vez terminados, os alunos devem dar suas respostas como um grupo e verificar se as classificações estão corretas: Existem avaliações na categoria “Descrição”? Há interpretações na lista de avaliações?

Em seguida, compare algumas das descrições, interpretações e avaliações da foto entre os diferentes grupos. O que eles têm em comum? Como eles são diferentes? Eles tiveram a oportunidade de verificar suas interpretações dessa imagem?

Finalmente, os alunos ficarão curiosos sobre a interpretação “real” da foto. Uma vez que eles deram suas respostas, o professor pode compartilhar a interpretação do fotógrafo da situação na foto, se esta informação estiver disponível.

Parte III (20 min)

A reflexão final é, talvez, a parte mais importante da aula, já que ajuda os alunos a dar sentido às atividades. Isso pode ser feito convidando os participantes a compartilharem as suas respostas a todoas ou a uma das seguintes perguntas:

  • Qual é a moral que emerge dessa atividade?
  • Quão fácil ou difícil foi diferenciar entre descrições, interpretações e avaliações?
  • Como você mudou suas próprias considerações para ouvir o que seus colegas acharam que eram as descrições, interpretações e avaliações?
  • Como você pode usar essa ferramenta em sua vida diária?

Bônus

Você pode optar por aprofundar essa discussão pedindo aos alunos que encontrem artigos na mídia local e nacional, sobre a foto dos Jogos Olímpicos, e discutam o que encontraram na próxima aula.


Por Melissa Liles, Diretora de Educação, AFS Intercultural Programs