O AFS encoraja todos da comunidade global a incluir a nossa filosofia de “aprender a viver juntos” e a promover o entendimento cultural para criar mudanças positivas e um mundo de mais justiça e paz.

Para atingir nossa missão, os programas educacionais do AFS ajuda os futuros líderes, cidadãos globais e agentes de mudança a desenvolver habilidades interculturais essenciais no século XXI a prosperar e ter sucesso em um mundo globalizado, construir pontes entre culturas e a enfrentar os problemas interconectados do mundo.

Especificamente, os programas de aprendizagem intercultural do AFS são desenhados para ajudar AFSers e pessoas de todas as idades a:

 

  • Aprender os impactos da cultura sobre os valores e as decisões que tomam
  • Ganhar a capacidade de melhor se entender através do olhar do outro
  • Desafiar premissas
  • Aumentar a visão de mundo sobre estereótipos e assuntos globais
  • Adquirir entendimento sobre como mudar perspectivas de forma eficaz, apropriada e autêntica
  • Criar soluções inovadoras para resolver problemas reais do mundo
  • Desenvolver habilidades práticas, conhecimento e compreensão necessários para se tornar cidadãos globais ativos.

 

Competência Intercultural reforçada com outras habilidades importantes para o século XXI 

Ter competência intercultural é importante em todas as profissões hoje – seja na área das ciências, artes, políticas públicas ou qualquer outra. Empresas, governos, academia e organizações não-governamentais (ONGs) precisam de pessoas que tenham experiência e insights internacionais.

Cada vez mais, universidades, empregadores e ONGs buscam estudantes, funcionários e voluntários que tenham uma boa visão de mundo além de suas comunidades e ficam confortáveis interagindo com pessoas de outros países e culturas.

É por isso que os programas do AFS apoiam os objetivos educacionais para o século XXI. Eles incluem:

  • Pensamento crítico e resolução de problemas
  • Criatividade e inovação
  • Colaboração
  • Comunicação
  • Empatia
  • Flexibilidade
  • Trabalho em equipe

Aprendizagem intercultural e a educação para cidadania global são transformadoras e de longa duração que envolvem tanto o estudo forma quanto a experiência prática.

Jornada de Aprendizado do AFS

O AFS desenvolveu três jornadas interculturais de aprendizado. Esses programas de educação foram elaborados pela equipe de educação internacionalmente reconhecida do AFS, com auxílio de professores, acadêmicos e profissionais da área. Elas são baseadas em pesquisa de ponta e metodologias de educação sólidas. Somado a isso, são mais de 70 anos de intercâmbios AFS de sucesso, voluntariado, famílias hospedeiras e outros programas internacionais que constroem líderes interculturais competentes.

Cada jornada é apoiada por um robusto currículo desenhado para cada grupo chave dentro do AFS:

Os programas educacionais do AFS são:

1. Transformadora

Aprendizado como uma jornada de mudança: desafios interculturais e momentos de aprendizagem são partes inevitáveis do dia a dia em casa, escola e espaços públicos. A experiência AFS é transformadora. Ela prepara pessoas de todas as idades a se envolver, liderar e colaborar além fronteiras e com as diferenças.

2. Baseada em objetivos

Currículo baseado em objetivos e metodologia: o currículo para cada programa AFS inclui atividades especialmente escolhidas, tópicos de conversação e outros exercícios que estão diretamente ligados a uma lista de objetivos educacionais desenvolvidos para cada grupo. Voluntários treinados e funcionários ajudam os participantes a avançarem no programa de forma progressiva, desenhada para torná-lo interculturalmente competente, um cidadão global responsável e agente de mudança social.

3. Imersivas e estruturadas

Experiência imersiva apoiada por um aprendizado estruturado: trabalhar, viver e colaborar em contextos diversos define o que é a experiência AFS para estudantes, famílias, voluntários e funcionários. Porém, não importa quão importante e interativa a experiência seja, apenas estar em contato com pessoas diferentes não é o suficiente para desenvolver habilidades interculturais práticas e válidas que o mundo precisa hoje. O AFS oferece suporte e treinamento para que a experiência imersiva se torne uma fonte de momentos de aprendizados interculturais.

4. Não-formal

Um ambiente de aprendizagem não-formal: as atividades e discussões da jornada de aprendizagem acontecem fora de uma sala de aula tradicional. Estudantes, famílias hospedeiras e voluntários tem apoio de voluntários treinados e funcionários em sessões individuais online se necessário, encontros de grupo e eventos de orientação.

5. Experiencial e prática

Aprendizagem experiencial = aprendizagem melhorada: o AFS acredita no valor da aprendizagem experiencial. O participante é colocado no centro do desenvolvimento do processo e recebe orientação e suporte durante toda a experiência. AFSers são ensinados a aprender e a entender o significado das novas situações que vivem através do uso de ferramentas que os ajudam a refletir e analisá-las de maneira estruturada. Depois, eles são encorajados a colocar as reflexões em prática e ajustando o seu comportamento ao contexto em que está inserido.

6. Aprendizado para a vida

Aprendizado para a vida e aprendizado ao longo da vida: Finalmente, cada Jornada de Aprendizado AFS é uma experiência ao longo da vida com um ponto de partida definido, marcos importantes ao longo do processo, mas sem data final. AFSers começam a sua jornada em seu primeiro contato com a organização e continuam a crescer depois de terminar sua tarefa ou programa. Vários estudantes se tornam voluntários da organização, família hospedeira ou participante em outro programa AFS para continuar a se desenvolver.

Medindo o impacto da Aprendizagem Intercultural

O AFS tem uma longa história de medir e analisar o impacto educacional de seus programas. Nossas pesquisas acadêmicas são consideradas referência na área. Para saber mais, contate: [email protected].