O AFS é uma grande e bela família, que abrange o mundo e engloba uma incrível variedade de contextos, culturas e religiões. Normalmente, não sou daquelas pessoas a falar publicamente sobre temas potencialmente carregados, mas como os muçulmanos na comunidade do AFS passaram por um momento difícil fora da comunidade e do contexto da AFS, sinto que um pouco de CAT [cuidado, amor e ternura] está em dívida, por isso, o Ramadã parece ser o momento perfeito (para aquelas pessoas que querem saber mais sobre o Ramadã, há uma excelente reportagem sobre este tema no blog ICL).

Em 28 de junho de 2015, completei o desafio Amigos Além da Fé (Friends beyond Faith). Amigos Além da Fé é uma campanha para difundir a beleza da cultura, destacando amizades inter-religiosas positivas entre os jovens de todo o mundo. A campanha começou nas Filipinas e foi incentivada pelo Diretor Nacional do AFS Filipinas, que então desafiou alguns de seus colegas e amigos, inclusive eu.

Para mim, um dia de jejum foi uma experiência intercultural interessante e reconfirmou as noções que eu costumava associar ao Ramadã. Para mim, como não muçulmano, o Ramadã é sobre família, para apreciar o que você tem e para retribuir. A família, porque é um mês único no ano que te aproxima deles. Aprecie, porque, abstendo-se, não apenas de comer e beber, mas também de ser ruim ou prejudicial para os outros, você se sente mais grato pelo que, de outra forma, você sempre daria por garantido. Devolva, porque a caridade e a alimentação dos pobres são conceitos-chave no Ramadã e no Eid al-Fitr.

Eu gostaria de perguntar aos nossos irmãos muçulmanos: O que o Ramadã significa para você pessoalmente? Por favor, compartilhe as suas experiências pessoais e suas ideias abaixo.

Ao mesmo tempo, eu desafio todos os não muçulmanos, em nossa linda família AFS e além de nossa comunidade, para fazer um dia de jejum também! É apenas um dia na vida, mas é uma ótima experiência. O Ramadã termina em 17 de julho em muitos países, então é possível que você adie o jejum até outro feriado ou no próximo ano. Quando você fizer isso, poste sobre a sua experiência nas redes sociais! Afinal de contas: Por que manter toda essa gentileza quando você pode criar mais consciência entre as pessoas à sua volta também?


Escrito por Stijn Van den Bergh, Coordenador de Apoio e Treinamento em TIC, AFS International.