O AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos

Como assim, sem fins lucrativos?

Estrutura

Nossos programas de intercâmbio só são possíveis devido ao trabalho de uma base voluntária comprometida com a missão do AFS.

Os voluntários AFS – muitos deles returnees de nossos programas, famílias que enviaram seus filhos ou famílias que receberam intercambistas – são os responsáveis por operacionalizar nossos programas de intercâmbio preparando e acompanhando a experiência dos intercambistas.

Nossa estrutura local é chamada de comitê. Cada comitê é formado por um grupo de voluntários que são responsáveis pelas operações do AFS em sua cidade e arredores. Atualmente contamos com mais de 90 comitês, divididos em 10 regiões, que atendem em torno de 100 cidades em todo o Brasil.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor é formado por voluntários eleitos pela base e é o órgão que delibera quanto às políticas da organização.

Rodrigo Buratti Castanhas

Palmital, SP
Presidente do Conselho Diretor do AFS Intercultura Brasil

Maria de Fátima Belmiro Burin

Dourados, MS
Vice-Presidente do Conselho Diretor do AFS Intercultura Brasil

Matheus Oliveira Tabosa de Araujo

Vitória, ES

Marcelo Lopes

Brasília, DF

Rosália Mary Wentz Biasuz

Chapecó, SC

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é formado por voluntários eleitos pela base e é responsável pela elaboração de pareceres acerca da utilização dos recursos da organização.

Geraldo Nunes Gonçalves Júnior
Jefferson Albino

Teresa Cristina Machado Baumotte Alencar

Reinvestimento Social

Por definição, nas organizações não-governamentais, lucro é um conceito inexistente. O valor superavitário de suas operações é reinvestido na organização e nos seus propósitos.  No AFS este valor é aplicado na capacitação e fortalecimento da estrutura voluntária e  no Fundo Nacional de Bolsas. O percentual revertido para o Fundo Nacional de Bolsas que permite oferecer bolsas de intercâmbio a jovens que não tenham condições de arcar com todos os custos do programa regular.

Relatório de Impacto 2018.1

Este relatório consiste no registro de ações e projetos que mostram como o AFS gera impacto social, auxiliando a nos apresentar para públicos que ainda não conhecem nossa atuação. Veja as principais ações do AFS no 1º semestre de 2018, nossos números de bolsistas, comitês, voluntários, participantes, etc.

Veja o Relatório de Impacto 2018.1

Demonstrações Contábeis

Disponibilizamos aqui o balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa e demonstração de resultados de 2015, 2016 e 2017.

Veja aqui

Estatuto Social

Acesse o Estatuto Social do AFS Intercultura Brasil. Este documento contém nosso conjunto de regras sobre a constituição, o funcionamento e as obrigações da nossa organização.

Faça o download

Secretaria Executiva

Os funcionários do AFS apoiam os voluntários com o objetivo de que os intercâmbios sejam bem sucedidos, trabalhando em conjunto para garantir que experiências de alta qualidade sejam oferecidas a todos os participantes, famílias hospedeiras e organizações parceiras. A equipe do AFS Brasil fornece suporte, controle de qualidade e desenvolvimento para mais de 90 comitês AFS no Brasil e se comunica com mais de 50 escritórios do AFS ao redor do mundo.

Princípios éticos do AFS Brasil

Os nossos princípios foram estabelecidos de forma simples e objetiva, para que eles possam nos inspirar numa conduta exemplar com todas as pessoas com as quais nos relacionamos e na construção de um mundo melhor.

Que possamos exercê-los plena e positivamente no nosso dia a dia, fazendo do AFS Intercultura Brasil uma organização sempre saudável, confiável e divertida.

Faça o download

Certificado ISO 9001

O AFS Intercultura Brasil possui o selo ISO 9001.  Buscamos esta certificação com o objetivo de obter uma melhora na prestação de serviço ao cliente e na gestão da organização.

Clique aqui para ver o Certificado ISO 9001 do AFS Intercultura Brasil.

Política de Qualidade

O AFS Intercultura Brasil estabelece e difunde a adoção de medidas para garantir e promover a contínua melhoria da qualidade de seus serviços na busca constante da satisfação de seus públicos.
Esta Política é uma filosofia de administração baseada na melhoria dos métodos e processos da organização por meio da participação, desenvolvimento e conscientização de seus colaboradores, e pelo emprego de objetivos e metas para qualidade.

Ann’ Andreza de Carvalho Martins
Diretora Nacional do AFS Intercultura Brasil