As escolas desempenham um papel fundamental preparando os jovens para participar do nosso mundo complexo, interconectado e cada vez mais diversificado. Viver, trabalhar e prosperar em tais circunstâncias exige que as pessoas desenvolvam competências globais essenciais, como a capacidade de se comunicar e colaborar entre culturas. É importante garantir que os nossos educadores estejam bem preparados para oferecer aos estudantes oportunidades de desenvolver tais habilidades.

E é isso que uma nova e gratuita ferramenta chamada “Índice AFS de Competências Globais para Escolas” faz – apoia os educadores a determinar o grau de preparo de suas escolas para capacitar os alunos para os desafios do século XXI. Mais especificamente, a ferramenta oferece três coisas importantes:

  • Ajuda os educadores a refletirem e avaliarem como suas escolas promoves as competências globais,
  • Fornece uma visão geral do perfil atual da escola, incluindo recomendações e recursos específicos e personalizados para continuar avançando no desenvolvimento de competências globais,
  • Compartilha recursos para ajudar os educadores a desenvolver novas ou mais práticas de ensino que promovam o desenvolvimento de competências globais e capacitem os alunos.

“Nós, como educadores, devemos garantir que as jovens gerações tenham  as habilidades e atitudes certas para um mundo globalmente interconectado. O AFS está confiante de que o novo Global Competence Readiness Index (Índice AFS de Competências Globais) ajudará a capacitar os professores e a modernizar os currículos escolares para promover as competências globais”, diz Melissa Liles, Diretora de Envolvimento Global do AFS Intercultural Programs.

O Índice AFS de Competências Globais para Escolas foi elaborado pelo AFS Intercultura Programs, uma organização global com mais de 70 anos de experiência em fornecer programas de aprendizagem intercultural que desenvolve competências globais, juntamente com especialistas internacionais em educação de todo o mundo. Foi elaborado a partir de ferramentas existentes como o Programa de Avaliação Global de Alunos Internacionais (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Índice de Cidades Interculturais e Ferramenta de Avaliação Comparativa (Benchmarking Tool) do Conselho da Europa.

Entre abril e julho de 2018, mais de 600 educadores completaram a fase piloto da ferramenta em oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, México e Panamá. Os resultados preliminares do estudo piloto já apresentam uma análise interessante. Por exemplo, identificou que 79% das escolas com um perfil “líder” realizam eventos interculturais regularmente, enquanto nenhuma das escolas com perfil de iniciante participa de oportunidades de estudo no exterior para estudantes (hospedagem ou envio). Além disso, apenas 58% de todas as escolas disponibilizam oportunidades de desenvolvimento profissional em competência global para seus professores ou administradores.

Descobertas como essas fornecem perspectivas sobre o tipo de apoio que as escolas, professores e a maior comunidade de educação formal precisam para promover práticas institucionais mais fortes que desenvolvem competências globais. Além disso, os dados coletados serão agregados para avaliar onde – local, nacional, regional e internacionalmente – existem áreas de excelência e lacunas para informar os formuladores de políticas e autoridades/ secretarias educacionais.

“Como escola, acreditávamos que ter funcionários e estudantes estrangeiros bastava para dizer que estávamos implementando a cidadania global. Ao usar o índice AFS, percebemos, como instituição, que esse é apenas um pequeno fragmento do que o desenvolvimento de competências globais implica. Os recursos e as recomendações que a ferramenta forneceu não eram apenas precisos e personalizados, mas também nos forneciam o apoio fundamental necessário no processo de implementação da educação para a cidadania global em nossa escola. Foi um processo muito enriquecedor.” – indicou o Colégio Liceo Fraternidade Cristiana, uma escola de ensino fundamental e médio da Cidade da Guatemala.

O AFS Índex está atualmente disponível em inglês, francês, espanhol e português. Saiba mais em afs.org.br/indice-afs-competencias-globais/

SOBRE O AFS

O AFS Intercultura Brasil existe há mais de 64 anos como uma ONG sem fins lucrativos e que tem como proposta de impacto desenvolver cidadãos globais ativos, comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor. Por meio de nossos programas de intercâmbio, projetos de educação e voluntariado, capacitamos jovens de todas idades e origens com habilidades globais essenciais – e a paixão para fazer a diferença. O AFS Brasil faz parte da rede AFS Intercultural Programs que está presente em mais de  60 países trabalhando juntos para o aceleramento do impacto local, global e coletivo em nossos 104 anos de existência.

Em 2019, o AFS Intercultura Brasil foi reconhecido com umas das 100 melhores ONGs pelo Instituto Doar e a Rede Filantropia (https://melhores.org.br/em2019/).