Hoje em dia cada vez mais adolescentes sonham em poder ter a experiência de um intercâmbio. Com o AFS, essa experiência começa bem antes do estudante sequer embarcar – o AFS oferece suporte ao estudante e a família desde antes de assinarem o contrato até depois de o estudante ter retornado. Nesse texto vamos tirar algumas dúvidas e inseguranças que os pais costumam ter sobre a experiência que seu filho vai viver, aqui listamos 5 coisas que os pais e os futuros intercambistas devem saber sobre o AFS!

1. Seu filho terá todo o suporte do AFS!
O bem-estar, a saúde e a segurança do seu filho é a nossa prioridade número um. Nossos voluntários e funcionários estão sempre empenhados e preparados para dar todo apoio necessário aos participantes e suas famílias durante toda experiência de intercâmbio. Nossas diretrizes são consistentes e aplicadas em todos os AFS do mundo, os voluntário e Staff de todos os países são treinados para estarem em contato direto com o país hospedeiro garantindo o bem-estar dos estudantes. Além disso, as organizações AFS têm um número de contato local com suporte 24h. A maioria dos nossos programas oferecem um seguro médico de 1 milhão de dólares por acidentes ou doenças que possam acontecer com os participantes durante o programa, que inclui a repatriação médica e benefícios adicionais que não fazem parte dos seguros médicos de outras organizações.

2. Pode ficar tranquilo, ele vai fazer amizades durante o intercâmbio
É natural que os pais fiquem preocupados em enviar seus filhos para outros países, que falam uma língua que ele não tem tanta familiaridade e com pessoas com uma cultura completamente diferente da de vocês, mas enfrentar esse desafio é uma etapa importante na experiência. A maioria dos participantes podem até levar algum tempo, mas acabam se adaptando, fazendo amigos e se divertindo nessa descoberta de novos costumes. Caso o participante tenha um pouco mais de dificuldade nesse processo, a família pode ficar tranquila por saber que pode contar com a equipe de voluntários e funcionários de cada país e as próprias famílias hospedeiras auxiliando nesse processo. A rede voluntária do AFS é um grande diferencial nesse sentido, mesmo que o estudante se sinta deslocado, os voluntários do comitê local oferecem apoio ao estudante também nesse quesito.

3. As famílias hospedeiras serão um novo lar para o estudante
Nada é mais acolhedor do que chegar em casa e almoçar ou jantar com a família depois de um dia cansativo de estudos. Em outro país, os seus filhos não terão vocês em casa, mas terão as nossas famílias hospedeiras. Exceto em alguns casos, de programas de curta duração em que os estudantes ficam em dormitórios nos campus das escolas, a grande maioria dos participantes dos programas do AFS moram com uma família hospedeira. As famílias hospedeiras são cuidadosamente selecionadas, avaliadas e preparadas por nossos voluntários para receber o seu filho – grande parte das famílias são voluntárias, hospedando estudantes por acreditarem na nossa missão. Seu filho irá fazer parte da rotina como um membro da família.

4. A Jornada de Aprendizado do Estudante AFS
A Jornada de Aprendizado do Estudante AFS auxilia a experiência do seu filho antes, durante e depois do intercâmbio. O programa tem três objetivos gerais:

  • Ajudar o estudante a se adaptar mais facilmente a nova família e a nova escola.
  • Aprender a se comunicar melhor e a fazer amigos de diferentes culturas.
  • Auxiliar o estudante a desenvolver o conhecimento, as habilidades e a compreensão que jovens cidadão globais precisam para viver, estudar, trabalhar e se tornar líder em um mundo cada vez mais diverso e global.Além dos 16 Objetivos Educacionais do AFS (que você pode ler aqui) desenvolvido pelo AFS com especialistas da área, e facilitado por voluntários e funcionários treinados.

5. O AFS ajudará o seu filho a desenvolver habilidades essenciais!
O AFS é uma organização de mais de 70 anos e tem uma reputação excepcional construída por oferecer programas de intercâmbio de alta qualidade que desenvolvem habilidade essenciais para viver em um mundo moderno e globalizado. A experiência com o AFS engloba auxiliar o seu filho a desenvolver confiança, ampliar as perspectivas, melhorar o pensamento crítico e as habilidade resolução de problemas. Também inclui a educação intercultural e aprendizados de idiomas que são valorizados pelas universidades e empresas. Além de oferecer acesso permanente a uma comunidade global de amigos, conexões, oportunidades de voluntariado, aventuras divertidas que tornam a aprendizagem fácil e significativa para os adolescentes.

Essas são as 5 coisas que todos pais de futuros intercambistas devem saber sobre o AFS, esperamos que esse texto tenha ajudado você – pai de um futuro intercambista – se sentir mais seguro em enviar seu filho com o AFS!