A espetacular paisagem do país inclui alpes cobertos de neve e 1.500 lagos cristalinos.

A escola na Suíça é muito exigente. Os alunos do ensino médio geralmente se concentram em seus trabalhos de casa durante a semana. Muitos deles também se envolvem em esportes pós-escola, fazem aulas de música ou fazem outras atividades extracurriculares. Durante os finais de semana, os adolescentes participam de vários clubes e estão envolvidos em atividades comunitárias, como festivais locais ou celebrações históricas. Você terá oportunidades de esquiar, fazer trilhas e se encontrar em cafés com seus amigos e familiares.

Pessoas & Comunidade

Você provavelmente viverá em uma região de língua alemã em uma cidade afastada do centro. A maioria das famílias suíças é trabalhadora e econômica e tem apenas um ou dois filhos. É importante que a maioria das famílias suíças passe tempo com seus familiares mais próximos e faça atividades em conjunto. É muito comum ter animais de estimação –  um gato ou um cão. Aos finais de semana, as pessoas costumam viajar para visitar a família ou amigos.

A photo posted by Lucia Bonazzi (@lucia_bonazzi) on

Escola

Os estudantes suíços são altamente motivados e disciplinados quando se trata de assuntos acadêmicos e o sistema escolar é muito competitivo. Você provavelmente irá frequentar uma baccalaureate school, uma escola voltada para o preparo dos alunos para a universidade. Um dia típico começa em torno de 8 da manhã e termina por volta das 18h, com os dias terminando mais cedo às quartas-feiras – em torno de meio-dia. Existem sete disciplinas obrigatórias que incluem línguas nacionais e estrangeiras, matemática, ciências naturais, ciências humanas e sociais e artes visuais e/ou música.

Idioma

Com quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), a Suíça é um lugar ideal para a educação internacional.

Um dialeto suíço-alemão é falado nas áreas de língua alemã da Suíça. O francês é falado na parte ocidental do país e o italiano no sul. Romanche é uma língua que deriva diretamente do latim antigo e sobreviveu e desenvolveu-se no isolamento dos vales alpinos. Independente de onde você fique, o conhecimento prévio de um idioma é muito útil. Você também terá a chance de assistir a um curso intensivo de idiomas nas primeiras semanas de seu programa e o AFS Suíça lhe oferecerá o Rosetta Stone – curso online de idiomas.

A photo posted by Mika (@meecarlao) on

A photo posted by Irene Grossetto (@gin90611) on

Comida

As refeições saudáveis são importantes para as famílias suíças. A culinária suíça une a culinária alpina, francesa e alemã. Um famoso prato é fondue, onde os queijos Emmentaler e Gruyère são derretidos com vinho branco e comido com cubos de pão. Rosti (uma batata crocante, frita e ralada) é o prato suíço-alemão nacional. O chocolate suíço é mundialmente famoso e amado por todos.

Deixe o AFS acompanhar sua aventura intercultural

Faça intercâmbio com o AFS, descubra quem você realmente é, faça amizades que vão durar a vida toda e mergulhe em uma experiência intercultural fascinante.
PROGRAMA PARA ADOLESCENTES (ATÉ 18 ANOS)

Nosso programa irá prepará-lo para uma incrível experiência de Aprendizagem Intercultural. O programa começa no Brasil com a orientação pré-partida e outras atividades facilitadas pelos nossos voluntários. Eles irão ajudá-lo a enriquecer sua experiência te dando suporte para lidar com os desafios de viver em uma nova cultura. Você irá adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais não só durante seu período de intercâmbio, mas para a vida inteira. Os voluntários do AFS estarão no seu país de intercâmbio para apoiar e assistir você e sua família hospedeira durante todo o seu programa.

PROGRAMAS PARA ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)

O Global Competence Certificate (GCC) prepara você para ter sucesso em novos ambientes culturais durante a sua experiência e após o programa. Os módulos de Aprendizagem Intercultural online ajudam a desenvolver competências que possibilitam que você seja capaz de lidar com os desafios de um mundo globalizado e possa compreender e se adaptar a diversos contextos culturais – seja para fins de trabalho, estudo ou experiências de vida. O GCC desenvolve autoconhecimento, consciência da diversidade, inteligência emocional e estratégias para construir relações positivas e produtivas em um contexto de diversidade.

Suíça: Veja todos os programas disponíveis