150 professores e cerca de 4.000 alunos do ensino médio participarão do novo programa “AFS Effect+ in the Classroom” (“Efeito+ AFS na Sala de Aula”), oferecido pelo AFS Intercultural Programs e suas organizações nacionais no Brasil, Colômbia e Nova Zelândia. O projeto irá capacitar professores de Ensino Médio para introduzir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para seus estudantes e fomentar o desenvolvimento de competências interculturais entre os jovens necessárias para avançar esses objetivos.

O AFS tem o orgulho de colaborar com a Cyril Taylor Charitable Foundation, que forneceu subsídios para apoiar o desenvolvimento e implementação deste projeto. Com o nome do falecido Sir Cyril Taylor, fundador e presidente do American Institute For Foreign Study, a fundação se dedica a apoiar iniciativas de educação intercultural e internacional.

Competências interculturais e globais – como compreender diferentes perspectivas, pensamento crítico, empatia e descoberta de soluções colaborativas – são cada vez mais reconhecidas como partes essenciais da educação, isso requer que os professores também tenham essas competências. O AFS criou o “Efeito+ AFS na Sala de Aula” para capacitar professores a implementar atividades e práticas que apoiem seus alunos a se tornarem cidadãos globais ativos que possuam essas competências e gerem impacto social positivo em suas comunidades locais.

Introduzir aos alunos do ensino médio competências interculturais e questões globais melhora suas habilidades de comunicação e colaboração, e os ajuda a entender melhor como podem desempenhar um papel como cidadãos globais ativos. Este programa é composto de três partes:

  1. o manual “Efeito+ AFS na Sala de Aula” com recursos didáticos e materiais de apoio para professores de ensino médio integrarem a Educação para a Cidadania Global em suas práticas de ensino;
  2. um programa de treinamento virtual, incluindo o Certificado de Competência Global AFS, para capacitar os educadores para implementar as atividades “Efeito+ AFS na Sala de Aula” e,
  3. o Prêmio para Jovens Líderes Sir Cyril Taylor, que reconhecerá os principais projetos de impacto social criados pelos alunos e professores que participam deste programa.

William L. Gertz, conselheiro da Cyril Taylor Charitable Foundation e presidente do American Institute For Foreign Study, diz que a fundação tem orgulho de apoiar o “Efeito+ AFS na Sala de Aula” e espera ver os benefícios que isso trará aos professores participar e os alunos que eles farão parte do projeto: “A importância do trabalho que o AFS está fazendo para disseminar a educação internacional entre estudantes e professores é essencial, especialmente durante estes tempos difíceis. Estamos muito entusiasmados em apoiar essa relevante iniciativa.”

“A cidadania global não é mais opcional. Educar mais jovens para se tornarem cidadãos globais é crucial em tempos como estes e é importante para o futuro da humanidade. Somos gratos por trabalhar com a Cyril Taylor Charitable Foundation para garantir que mais escolas e professores estejam preparados para engajar seus estudantes com questões globais e interculturais”, acrescenta Daniel Obst, presidente e CEO do AFS Intercultural Programs.

O “Efeito+ AFS na Sala de Aula” é baseado no bem-sucedido programa Efeito+, que já apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) a quase 10.000 jovens no mundo todo e os capacitou a ajudar a promover esses objetivos em suas comunidades.

Professores interessados ​​nos países participantes poderão se inscrever para participar do programa “Efeito+ AFS na Sala de Aula” a partir de Novembro de 2020, já as inscrições para o Prêmio para Jovens Líderes Sir Cyril Taylor será realizado em Junho de 2021.

Para obter mais informações, entre em contato com Ana Carolina Cassiano, encarregada internacional de Relações com Educadores & Escolas no AFS Intercultural Programs.


Sobre a Cyril Taylor Charitable Foundation
A Cyril Taylor Charitable Foundation apoia a educação de estudantes internacionais na Richmond University (Reino Unido) e instituições sem fins-lucrativos de diversas partes do mundo a promover a educação intercultural e internacional.

Sobre o AFS Intercultural Programs
O AFS desenvolve cidadãos globais ativos, comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor. Por meio de nossos programas de intercâmbio internacional, iniciativas de educação e voluntariado, capacitamos jovens de todas as origens com competências globais – e a paixão por fazer a diferença. O AFS é composto por uma rede de de mais de 50 Organizações AFS Nacionais trabalhando juntas para avançar o impacto local, global e coletivo de nossa organização sem fins lucrativos com 105 anos de história.