Você escolheu seu destino, fechou seu contrato e finalmente o seu sonho de intercâmbio com o AFS vai se realizar – mas e agora?

Conforme a data do intercâmbio se aproxima, é natural que o estudante e sua família comecem a ficar ansiosos com a experiência – um misto de vontade que a viagem chegue logo com um medo de não ser como imaginávamos. Por isso, nesse post iremos dar algumas dicas de como se preparar para a experiência, ficar tranquilo e garantir que seu intercâmbio com o AFS seja maravilhoso!

 

DICA 1: Aprenda o básico do idioma!
É óbvio que durante sua experiência no país você irá aprender o idioma local já que será parte do seu dia a dia, mas aprender o básico antes da viagem pode ser muito útil! Independentemente se seu intercâmbio é focado em aprender a língua, por exemplo em um curso de algumas semanas, aprender a pedir informações e entender o básico vai tornar sua experiência bem mais agradável. Hoje em dia a maioria das pessoas entendem inglês, mas não podemos contar com isso, além de muitas pessoas acharem grosseiro chegar falando inglês em todos os lugares. Lembre-se que o Google Tradutor é um ótimo aliado nessa experiência.

DICA 2: Pesquise sobre a cultura do país hospedeiro!
Antes da sua viagem pesquise um pouco sobre o país que você irá ficar. Busque conhecer a história do país, da região e da cidade em que vai ficar. Ter algum conhecimento prévio sobre o lugar onde você vai ficar pode ser muito útil para conseguir entender melhor como funcionará a dinâmica do seu intercâmbio e exercitar suas habilidades interculturais. Essa pesquisa também é útil para te ajudar a entender a cultura do lugar e o modo que ela difere da cultura brasileira – como por exemplo os hábitos alimentares, hábitos de higiene e até interações físicas (nós somos uma população que costuma abraçar, beijar e tocar as pessoas com maior regularidade do que em outros países).

DICA 3: Organize sua documentação!
Desde o início do processo são solicitados diversos documentos para o estudante que serão essenciais para o intercâmbio. Nesse sentido, nós recomendamos que você organize uma pasta com cópias impressas dos principais documentos, faça um checklist com tudo que você vai precisar – como receitas de remédios regulares, passagens de avião, certidão de nascimento, passaporte, contatos de emergência, informações da família hospedeira e contrato com o AFS (ou algum documento que comprove o vínculo com o AFS).

DICA 4: Planeje seu Orçamento!
Outra dica importante é organizar seu dinheiro para garantir que vai aproveitar o intercâmbio. Pesquise sobre os preços das coisas que provavelmente farão parte do seu dia a dia na cidade que vai ficar – por exemplo preços de passagem de ônibus e trem, ingressos de cinema ou outras formas de lazer, preço médio de comidas que você gosta (apesar de na maior parte dos programas a alimentação estar inclusa, você pode querer comer algo diferente às vezes e é importante considerar isso quando for traçar um orçamento). Fazer uma estimativa de quanto irá gastar por semana e assim se organizar para ter segurança financeira durante a experiência – além de guardar algum dinheiro para emergência ou para comprar alguma coisa especial que sempre quis.

DICA 5: Faça Check up Médico!
O AFS já costuma exigir uma série de exames e laudos médicos, mas nesses meses antes da viagem é recomendável fazer um último check up para evitar quaisquer surpresas durante o intercâmbio. Faça exames e vá ao dentista, tenha em mente que aqui no Brasil temos costume de sempre tomar remédios quando temos desconforto e devido ao atendimento médico ser de fácil acesso, também vamos ao médico com maior frequência do que no exterior, visto que a maioria dos países tem maior restrição acerca de quais remédios podem ser comprados sem receita.

DICA 6: Arrume a mala com antecedência!
Para garantir que não vai esquecer nada – e que não vai acabar levando uma mala enorme que se torne uma dor de cabeça – é importante já arrumar a mala com alguma antecedência. Primeiramente, pesquise sobre o clima do lugar aonde você vai morar e pense nas roupas que vai precisar; existem também várias listas on-line com dicas do que levar para o intercâmbio – como remédios, roupas adequadas ao clima, objetos de higiene pessoal e outros. Considere também que você provavelmente vai querer comprar roupas para usar no intercâmbio, logo não tem porquê exagerar levando um monte de roupas na mala.

DICA FINAL: Fique tranquilo e se prepare!
Todos que fazem intercâmbio guardam memórias maravilhosas e garantem que é uma experiência incrível. Contudo, como qualquer experiência nova, é completamente diferente de qualquer outra experiência que você tenha vivido e a realidade não será igual suas expectativas, é importante que você esteja preparado para isso. Você irá sentir saudades de casa e dos seus amigos, da comida e dos costumes – logo, é importante se preparar para isso e o AFS possui várias ferramentas para te ajudar com isso.